20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Cultura e Turismo

26/11/2018 as 09:06:24

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Hoje (20) de novembro, o dia que simboliza a luta do povo negro através dos movimentos de resistência pela igualdade racial e direitos.

Quando se fala em paz e igualdade é tudo que todos nós buscamos. Mas o grande objetivo de tudo isso é reativar a nossa consciência, seja ela negra ou não, para a intolerância social. É um dia feito para repensarmos nossas ações com o próximo, para despertar em nós o sentimento de compaixão, ou seja, um dia de reflexão para todos nós.

"O objetivo é lembrar o dia 20 de novembro, onde se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695, atual estado de Alagoas.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar a luta dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, para garantir seus direitos sociais.

Parabéns para aqueles que não ficam presos em um mundo de preconceitos para com eles mesmos; não se vitimam por sua história, preferem erguer a cabeça e continuar lutando.

Zumbi dos Palmares, personagem histórico e representativo para os negros, morreu em 20 de novembro de 1695. A data foi escolhida como Dia Nacional da Consciência Negra e envolve muita reflexão, luta e busca pela igualdade".

Parabéns.