ARQUIMO REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

19/11/2014 as 00:00:00

ARQUIMO REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Com o tema "Consciência Negra e Dignidade dos Povos Quilombolas", a ARQUIMO (Associação dos Remanescentes de Quilombo do Oriximiná) em parceria com a prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma vez uma grande festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Neste ano, a comemoração será realizada na comunidade quilombola Boa Vista, Rio Cuminã, iniciando na noite desta quarta-feira, 19, com o Sarau Vagalumes, do projeto de incentivo à leitura "Vagalume", da Secretaria de Educação. A abertura oficial acontece às 19h e se estende até 22h com declamação de poesias, apresentação de paródias e danças.

Nesta quarta-feira, 20, a programação começa cedo, ás 07h, com café da manhã e encerra somente às 23:30h com o baile "Bailando no Quilombo". Será um dia inteiro de festa com asteamento e derrubada do mastro, torneio de futebol, apresentações culturais, almoço, jantar e muito mais.

O Prefeito Exercício, Antônio Odinélio, sai hoje à noite rumo à comunidade para participar da programação e homenagear os quilombolas oriximinaenses em seu dia comemoração à liberdade e luta por igualdade de direitos.

A data 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.