NOTA DE ESCLARECIMENTO SMSA

26/11/2018 as 08:48:06

NOTA DE ESCLARECIMENTO SMSA

A Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná torna público esta nota de esclarecimento diante de informações circulantes em redes sociais e meios de comunicação referentes aos serviços públicos de natureza desta secretaria municipal.
O serviço de anestesiologia ofertado a nossa rede municipal de saúde, é realizado por meio de cooperativa de profissionais, o qual tem custo elevado quando em detrimento ao baixo custeio que o município recebe para a oferta dos serviços hospitalares. Dada razão para em algumas situações ocorrerem atrasos em alguns pagamentos relacionados a rede hospitalar municipal. Contudo, ressaltamos que o serviço de anestesiologia em nosso município não foi paralisado, conforme podemos evidenciar através dos boletins de produção hospitalar de nossos dois hospitais da rede (HMO e HMSDS), onde informamos a realização de 23 cirurgias no período de 11 a 15 de outubro do corrente ano.
Para tanto, é importante ainda, esclarecer que a realização de cirurgias são determinadas de acordo com o critério de gravidade do caso, sendo priorizadas as necessidades de intervenção cirúrgicas de urgência. As demais, consideradas eletivas poderão ter agendamentos mais longos ou até mesmo serem reprogramadas diante de outras necessidades imediatas de intervenções de urgências.
Ressaltamos, ainda, que nosso município atualmente e em crescente fluxo, tem sido busca de pacientes de muitos outros municípios, não apenas os circunvizinhos, fato este diante da resolutividade e qualidade dos serviços ofertados a nossa população que tornou o município de Oriximiná referência em saúde pública na região. Importante esclarecer que, nosso município não é referência reconhecida e oficial junto às instâncias governamentais da saúde e que, portanto, não recebe custeio para estes atendimentos. Contudo, já evidenciamos esse crescente fluxo de procura a nossos serviços municipais de saúde junto ao Ministério da Saúde para a resolução da situação.

Oriximiná(PA), 16 de Outubro de 2018

TATIANE COELHO MAZONNI