SEMED REALIZA SEMINÁRIO PARA APRESENTAR PROJETOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

05/12/2014 as 00:00:00

SEMED REALIZA SEMINÁRIO PARA APRESENTAR PROJETOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Na manhã desta quinta-feira, dia 04, o Parque de Exposições José Diniz recebeu escolas da cidade e da zona rural para fazer a exposição dos projetos executados, através do programa Mais Educação, neste ano de 2014. No II Seminário de Integração do Mais Educação, os estudantes, monitores e coordenadores pedagógicos proporcionaram um espetáculo de encher os olhos com a variedade de apresentações voltadas à dança, canto, brincadeiras lúdicas, produtos artesanais diversos, hortaliças e outros. O evento reuniu mais 1 mil pessoas.

"Eu gostei muito de ver o resultado dos projetos. As escolas estão de parabéns. O programa veio somar para a melhoria da qualidade do ensino no município, visando a permanência do alunos por mais tempo na escola, sendo este um ensaio à educação em tempo integral", avalia Hilda Viana, Secretária de Educação.

O programa Mais Educação está implantado em 35 escolas na zona rural e 14 na zona urbana, envolvendo 49 instituições de ensino com projetos voltados aos chamados macrocampos pedagógicos: educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

"Com base nessas áreas, as escolas desenvolvem várias ações como canteiro na escola onde cultivam hortaliças e plantas medicinais, projetos voltados ao artesanato com crochê, tecidos e bijuterias. Outras trabalham com judô, capoeira, danças e inúmeras outras atividades", relata Clícia Lopes, Sub-Coordenadora de Programas Educacionais da SEMED.

Para os professores, a implantação do programa melhorou o relacionamento com os alunos. "Hoje os estudantes ficam mais tempo na escola e se empenham nas atividades dos projetos que desenvolvemos. Temos alunos que mudaram de comportamento, melhoraram as médias e estão mais interessados no aprendizado", garante Iolene Martins, Coordenadora do programa na Escola Lameira Bittenout.

O II Seminário de Integração do Mais Educação trouxe para exposição artigos de crochê, bijuterias, bolsas, itens de decoração, artigos produzidos a partir de garrafas PET, hortaliças, frutas, brincadeiras, danças, coral, paródias e muitas outras atividades. "Nosso objetivo é mostrar à sociedade tudo o que foi produzido neste ano. O programa está aprimorando o aprendizado e gerando renda tanto à escola quanto aos alunos", afirma Clícia.

O Programa é uma das estratégias do Ministério da Educação para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular  como primeiro passo para a implantação da Educação Integral nas escolas públicas da rede municipal de ensino.