GOVERNO MUNICIPAL LEVA MELHORIAS A COMUNIDADES INTERIORANAS

Axipicá

AÇÃO CONJUNTA DE SECRETARIAS DO GOVERNO BUSCA MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA OS MORADORES DE COMUNIDADES INTERIORANAS

Por meio da recuperação da Escola Santa Terezinha, dos ramais de acesso ao transporte escolar, e pelo incentivo à prática de esportes.

Equipe conjunta da SEMED, do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria de Esportes visitou a comunidade do Axipicá, no dia 15 de fevereiro, para avaliar as atuais condições de funcionamento da Escola Santa Terezinha, e listar os itens que precisam de recuperação imediata e os que serão implementados em uma futura reforma na escola.

“Na parte documental, a escola passou pelas inspeções legais, e não apresenta problemas. Quanto à parte física, alguns itens precisam ser recuperados de imediato, antes do início das aulas. Outros, cremos que o governo municipal vai propor reformas, uma vez que a escola já funciona há muitos anos e há um desgaste natural, além de outros problemas que precisam ser corrigidos”, declarou o presidente do Conselho Municipal de Educação de Oriximiná, professor João Francisco Mileo Guerreiro.

Para Josué Feijão, Diretor Administrativo da SEMED, além da escola necessitar de recuperação, há também o problema dos ramais e de pontes, por onde trafega o transporte escolar de muitos alunos não ribeirinhos que frequentam a escola. “Com as chuvas, as condições de tráfego ficam naturalmente mais difíceis. Havia a queixa dos transportadores sobre uma ponte que precisa ser substituída com urgência. Fotografamos tudo, fizemos todo o levantamento, vamos levar o Relatório ao Prefeito Ludugero e à equipe do Planejamento, para melhorar as condições de acesso à escola”, manifestou-se Josué.

A professora Ivana Souza, Diretora da Educação do Campo, também participou da visita à escola Santa Terezinha e esclareceu que “a SEMED vai se fazer presente constantemente nas escolas do campo, com equipes de supervisão, de orientação, de forma que a gente possa ajudar efetivamente as escolas, e acompanhar melhor as crianças, adolescentes e adultos nesse processo de aprendizagem. Esse é um compromisso nosso, um pedido de atenção especial do nosso Secretário e do nosso Prefeito”, esclareceu Ivana.

O Secretário de Esportes, Mauro Coutinho, que fez parte da comitiva, vistoriou as condições do campo de futebol da comunidade para avaliar a prática desse e de outros esportes. Também conversou com comunitários sobre as perspectivas de implementação de atividades esportivas naquela área e em toda a zona rural. Mauro declarou que “embora muito recente, a Secretaria de Esportes já tem vários projetos baseados no programa de Governo, compromissos assumidos pelo Prefeito Ludugero. E a área rural não será esquecida. Estamos planejando várias atividades que envolverão todas as comunidades: indígenas, quilombolas, ribeirinhas, planaltinas, e, lógico, também dentro da cidade de Oriximiná”.