O SINE, Sistema Nacional de Empregos, está intensificando ações que possibilitarão a geração de mais empregos para os moradores de Oriximiná e de municípios vizinhos. A IMO, Intermediação de Mão de Obra, está sendo intensificada para que empresas locais, a Mineração Rio do Norte e suas contratadas ofertem primeiramente as vagas por meio dos SINEs de Oriximiná, Terra Santa e Faro, e somente se não houver profissional qualificado nesses municípios, serão abertas as ofertas em outros municípios.

O Prefeito de Oriximiná, Antônio Odinélio Tavares, disponibilizou apoio para a equipe técnica das empresas virem ao município para fazer a formação dos profissionais a serem contratados. Também haverá um apoio especial para os projetos que dispuserem de vagas para jovens aprendizes, que estão à procura do primeiro emprego.

Com esse avanço nas parcerias do governo municipal, SINE e a MRN e contratadas já resultou, nos últimos três meses, o emprego de mais de 90 profissionais especializados e mais 10 empregos em empresas locais.

Atualmente há vagas em aberto por intermediação do SINE inclusive para os campos da educação e da saúde. O SINE fica localizado no complexo da Secretaria de Ação Social