Ações de Combate à Malária nas Comunidades Quilombolas do Alto Trombetas são Intensificadas pela Prefeitura de Oriximiná

Os profissionais de saúde realizaram uma campanha antirrábica além da distribuição e instalação de mosquiteiros.

A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, promoveu uma série de ações de combate e prevenção à malária nas comunidades quilombolas da região do Alto Trombetas. Durante dez dias, de 5 a 14 de junho, os profissionais de saúde realizaram diagnósticos, tratamentos imediatos e medidas preventivas, além de uma campanha antirrábica e a distribuição e instalação de mosquiteiros.

O diretor de Vigilância em Saúde de Oriximiná, Márcio Garcia, destacou a importância dessa iniciativa, ressaltando que desde 2010 não havia um controle tão intensivo de prevenção à malária no Alto Trombetas. “Em 2022, iniciamos uma ação em três ciclos, a cada três meses, e em 2023 conseguimos zerar o número de casos na região. Esse resultado mostra a eficácia do nosso serviço em parceria com a SESPA e o apoio da Prefeitura de Oriximiná”, afirmou Garcia.

Segundo o diretor, não houve registro de casos de malária na região desde a intensificação das ações. “Mesmo com o número de casos zerados em algumas áreas, precisamos continuar dando assistência, especialmente em áreas malarígenas e de difícil acesso. A maioria dos casos hoje, em 2024, está em áreas indígenas, o que exige uma ação integrada com a saúde indígena e a colaboração de todos”, explicou Garcia.

Agente de saúde instalado mosquiteiro para os moradores — Foto: Divulgação

Medidas de Prevenção e Controle

A coordenadora de endemias, Lenise Melo, informou que foram realizados testes rápidos para o diagnóstico precoce e tratamento imediato dos casos de malária, evitando a propagação da doença. Mosquiteiros foram distribuídos e instalados em todas as residências das comunidades, com um foco especial em Cachoeira Porteira, considerada a porta de entrada para os indígenas. Além disso, houve borrifação em todas as casas para eliminar os mosquitos transmissores que se escondem em portas, paredes e pisos.

Campanha Antirrábica

Paralelamente às ações contra a malária, os profissionais de saúde também realizaram uma campanha de vacinação antirrábica, imunizando cães e gatos nas comunidades atendidas.

Durante a ação contra malária, cães e gatos também recebem uma atenção especial com vacinação antirrábica — Foto: Divulgação.

Infraestrutura de Saúde

A região do Alto Trombetas dispõe de Unidades de Diagnóstico e Tratamento (UDTs) instaladas em várias comunidades, como Cachoeira Porteira, Tapagem e Paraná do Abuí. O laboratório do Hospital de Porto Trombetas também presta assistência às comunidades próximas, contribuindo para a detecção e tratamento eficazes da malária.

Metas Futuras

O objetivo é eliminar a malária na região do Alto Trombetas até 2035. “Vamos intensificar as ações de prevenção e manter a vigilância constante, realizando viagens mensais para orientação e borrifação das residências. Nossa meta é garantir a saúde e segurança de todas as comunidades da região”, concluiu Márcio Garcia.