BAMCAF vence concurso de bandas e Fanfarras

A corporação apresentou o espetáculo “Raízes do Som: O Conto da BAMCAF” e se tornou BI Campeã.

O II Concurso de Bandas e Fanfarras, realizado pela ASBANFO (Associação de Bandas e Fanfarras de Oriximiná), em parceria com a Prefeitura Municipal de Oriximiná e as Secretarias de Cultura e Turismo (SEMCULT) e Educação (SEMED), reuniu quatro corporações musicais na orla da cidade, na rua 24 de dezembro, no último sábado (19). O evento celebrou a diversidade cultural e o talento musical, oferecendo um espetáculo vibrante ao público presente.

Banda da Escola Municipal de Música.

A abertura ficou por conta da Escola Deputado Gabriel Guerreiro, que trouxe uma apresentação nostálgica com o tema “Década de 80 a 2000: O som que revive e encanta uma geração.” A banda explorou diferentes gêneros musicais, do dance-pop ao funk, resgatando sucessos que marcaram épocas e cativaram a plateia com uma verdadeira viagem no tempo.

Escola Deputado Gabriel Guerreiro (FANDEP) – Foto: Patrício Coimbra

Em seguida, foi a vez da FANCOD, que apresentou “Norte: Sou brega, sou carimbó, sou boi-bumbá, vem com a FANCOD sacolejar.” A fanfarra celebrou a riqueza cultural do Pará e Amazonas, misturando ritmos típicos e encantando o público com uma coreografia contagiante ao som de músicas que exaltam a cultura nortista.

Fanfarra Comando Dourado – FANCOD Escola João Paulo I – Foto: Eduardo Monteiro

A FAMAC trouxe um tema voltado para as raízes culturais, “Viva o caboclo de pé no chão, viva a arte, a cultura, viva a percussão que é música e tradição.” O grupo destacou a figura do caboclo como símbolo de resistência e conexão com a terra, celebrando a diversidade e promovendo inclusão ao reunir integrantes de várias escolas e diferentes origens.

Fanfarra Melodia e Cultura (FAMAC) – Foto: Patrício Coimbra

Encerrando as apresentações, a BAMCAF, apresentou “Raízes do Som: O Conto da BAMCAF.” A performance celebrou a conexão ancestral entre a África e o Brasil, com ritmos que simbolizaram resistência, criatividade e a celebração da cultura afro-brasileira, encantando a todos com a força e beleza da percussão.

Banda Marcial Comando AF (Escola Adélia Figueira) – Foto: Patrício Coimbra.

Ao final do concurso, foram anunciados os vencedores: a Banda Marcial Comando Adélia Figueira conquistou o 1º lugar, seguida pela Banda Comando Dourado – Escola João Paulo I (2º lugar) e pela Fanfarra Melodia e Cultura (FAMAC), que ficou em 3º lugar. A Escola Deputado Gabriel Guerreiro completou a classificação. A premiação totalizou R$ 10.000,00, divididos entre os três primeiros colocados.

Escola Adélia Figueira Campeã – Foto: Patrício Coimbra
Escola João Paulo I Vice-campeã – Foto: Patrício Coimbra
Fanfarra Melodia e Cultura (FAMAC) 3º Lugar – Foto: Patrício Coimbra

Nas premiações individuais, a Banda Comando Dourado – Escola João Paulo I destacou-se com o título de Melhor Regente e Melhor Mor, consolidando o sucesso do evento que valorizou o talento musical e a rica herança cultural de Oriximiná.

Rosivan Castro (Melhor Regente) e Lucas Lavôr (Melhor Mor), ambos da Escola João Paulo I – Comando Dourado (FANCOD) – Foto: Patrício Coimbra.