1 de maio de 2020
A partir da notificação de 3 casos de COVID-19 entre servidores da COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica), a Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e de Agricultura estiveram no aeroporto, na manhã desta sexta-feira (01), com o objetivo de fazer o monitoramento de todas as pessoas que atuam na obra, além de realizar o serviço de sanitização no local.
“Viemos pegar a relação de todos os servidores da COMARA para que façamos o monitoramento completo de todos os contactantes, já temos de uma parte que está quarentenada e sendo monitorada pela Secretaria. Nossa equipe do controle químico e das endemias fez a sanitização da área construída, além da Secretaria de Agricultura e Corpo de Bombeiros que fez a desinfecção de toda área pavimentada. Todos os esforços estão sendo feitos para combater o vírus”, informa Márcia Campos, Secretária de Saúde.
Entre os servidores da COMARA, 13 foram atendidos no Hospital Municipal com sintomas gripais nesta quinta-feira (30). Em 6 foram feitos testes rápidos e 3 apresentaram diagnóstico positivo para COVID-19. Todos estão estáveis em isolamento domiciliar. “Até o momento, todos esses pacientes estão estáveis, sem nenhuma indicação de permanecerem internados. Eles irão retornar à área onde estão em isolamento até a resposta da COMARA para serem transferidos para Belém”, afirmou a Dra. Patrícia Leite, médica que atuou nesse atendimento.
A Secretaria de Saúde encaminhou amostra desses pacientes ao LACEN para análise e posterior notificação pela SESPA. “Hoje a SESPA não está reconhecendo o resultado apenas da testarem rápida, há uma predileção para encaminharmos material ao LACEN. Todos os procedimentos estão sendo tomados para que esses dados sejam conclusivamente notificados para Oriximiná”, conclui Márcia.
Esses são os primeiros casos positivos notificados dentro da cidade de Oriximiná. Outros 3 casos foram registrados na Vila de Porto Trombetas em uma família de funcionários da MRN. Nesta semana, eles recebram alta do tratamento e entraram para as estatísticas de pacientes recuperados.
O Governo Municipal está tomando todas as providências necessárias referente ao monitoramento e transferência desses profissionais a Belém, local de procedência dos mesmos. Também está trabalhando em todas as frentes para evitar a proliferação do vírus no município, assim como de deixar o sistema de saúde mais fortalecido para garantir atendimento adequado aos cidadãos oriximinaenses, caso haja o surgimento de novos casos. Ademais, ressalta-se que o melhor remédio contra o coronavírus é a prevenção, o distanciamento e isolamento social. Com todos em casa e cada um fazendo sua parte, venceremos essa luta!
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Oriximiná – GOVERNANDO COM O POVO
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.