Comunidade Quilombola Boa Vista Recebe Primeira Consulta Via Telemedicina

A Prefeitura de Oriximiná implementou o serviço, ao aderir o Programa SUS Digital, do Governo Federal.

Na manhã desta quarta-feira 22, a comunidade quilombola Boa Vista, localizada na região do Alto Trombetas, recebeu sua primeira consulta médica via telemedicina. A iniciativa visa oferecer atendimento médico especializado à distância, integrando tecnologia, informação e saúde para proporcionar um acesso mais amplo e eficaz aos serviços de saúde para a população local.

A ação, que faz parte do Programa SUS Digital, tem como objetivo promover a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS), visando à integralidade e resolubilidade da atenção à saúde. Este programa inclui a adoção de tecnologias como software, hardware e serviços, facilitando o acesso aos serviços de saúde tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

No total, seis pacientes receberam atendimento especializado em neurologia. A triagem foi realizada previamente, garantindo que cada paciente fosse atendido de acordo com suas necessidades específicas. Os atendimentos, que duraram em média duas horas, foram conduzidos por meio da plataforma de telemedicina, permitindo a interação direta entre médicos e pacientes.

Ao final das consultas, cada paciente saiu com seus laudos e receitas em mãos, assegurando que pudessem dar continuidade ao tratamento recomendado. “A telemedicina trouxe conforto e praticidade para os moradores da comunidade Boa Vista. Esta ação demonstra como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na ampliação do acesso à saúde”. A primeira experiência com a telemedicina na comunidade quilombola Boa Vista é um passo significativo na direção de um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente. A iniciativa reforça o compromisso do nosso governo, em levar serviços de qualidade a todas as regiões desse imenso município, que é o nosso. Superando assim, barreiras geográficas e proporcionando um atendimento mais equitativo, enfatiza o Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca.

O Governo de Oriximiná, após implementar o serviço da Telemedicina, imediatamente beneficiou a comunidade Boa Vista com uma antena de internet via satélite e um notebook para o Agente Comunitário de Saúde do território quilombola, para assim, facilitar o atendimento por meio do Programa SUS Digital.

Texto de Patrício Coimbra
Prefeitura de Oriximiná
Fotos: Daniel Viana – Secretaria Municipal de Saúde.