Decreto estabelece Atividades Pedagógicas não Presenciais em áreas afetas pela estiagem

O Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, decretou nesta segunda-feira 27 de novembro, que as atividades escolares serão realizadas em casa durante a estiagem. O Decreto Nº 317/2023 foi motivado pela falta de chuvas na região, que tem causado a crise hídrica, efeito da estiagem, que resultou na insuficiência da água potável, culminando na interrupção de atividades rotineiras nas comunidades ribeirinhas em razão do desabastecimento de água e da inviabilidade de locomoção por outro meio que não sejam rios e lagos.

Foto: Arquivo SEMED

O decreto estabelece protocolo das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), ou seja, correspondem a processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos para além dos tempos e espaços da sala de aula, mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação, desenvolvidas numa relação dialógica entre docentes e estudantes, considerando o período de estiagem. Os professores devem enviar atividades e exercícios para os alunos, que deverão realizá-los e entregar para avaliação.

Foto: Arquivo SEMED

Nas comunidades localizadas nas regiões de rios (várzea), o deslocamento dos alunos da rede municipal de ensino é realizado através de embarcações, e em virtude da dinâmica de estiagem do rio, encontra-se prejudicado, o que faz com que várias comunidades fiquem em situação de vulnerabilidade e por consequência do isolamento pelo desaparecimento de hidrovias.

Impactos da Estiagem – De acordo com dados levantados pela SEMED, a área rural possui 62 unidades escolares. Destas, 42 ainda continuam com suas atividades presenciais. Outras 28 adotaram Atividades Pedagógicas não Presenciais – APNPs, o que representa 2.117 alunos impactados pela medida.

Foto: Arquivo SEMED

A Secretaria Municipal de Educação orienta as famílias a orientarem os filhos a cumprirem as atividades escolares mesmo durante a estiagem. O objetivo é garantir que os alunos continuem aprendendo e se desenvolvendo mesmo durante esse período de dificuldade. A medida vem possuindo validade desde o dia 18 de outubro, podendo ser revisto a qualquer tempo, ou enquanto perdurar a situação de anormalidade, causada pela estiagem.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: Arquivo SEMED