Em Santarém, Prefeitura de Oriximiná participa do ato de Entrega de carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

O ato faz parte do Projeto Rota da Inclusão desenvolvido pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa).

A Prefeitura de Oriximiná, em conjunto com a Secretaria de Educação e Saúde esteve participando do ato de entrega de 285 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA). O evento ocorreu nesta quarta-feira, (1), no auditório do Ministério Público, Santarém, Oeste do Pará.

Representantes de Oriximiná com a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho.

Esta etapa faz parte do Projeto Rota da Inclusão, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), que visa descentralizar e regionalizar as ações da Cepa, abrangendo todas as regiões do Estado.

Foto: Agência Pará

Por meio do projeto, a Cepa aponta e fortalece ações coletivas e integradas de atenção à saúde, educação e cidadania, que podem ser desenvolvidas em municípios que apresentem uma grande demanda de pessoas com autismo, conforme o Cadastro Único de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CADTEA).

Foto: Agência Pará

O projeto também oferece formações e orientações sobre a rede de atendimento à pessoa com autismo, condutas, abordagens e outros temas de relevância, com o uso de materiais didáticos e outras tecnologias de capacitação, e entrega Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Também houve palestra sobre “Sinais precoces para o autismo”, proferida pela terapeuta ocupacional Neyelle Lacerda, e foram entregues mais de 270 carteiras de identificação para usuários dos municípios de Santarém, Belterra, Itaituba e Oriximiná.

Secretário Municipal de Saúde, Lúcio Assunção e a Deputada Federal Alessandra Haber.

Estiveram presentes na agenda a coordenadora estadual de políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, a Deputada Federal Alessandra Haber, o Secretário Municipal de Saúde, Lúcio Assunção, a servidora Quilciele Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Educação e demais presentes.

Com informações da Agência Pará
Adaptação: Patrício Coimbra