28 de fevereiro de 2023
Quando se fala de educação inclusiva, a rede municipal de educação de Oriximiná conta com um trabalho estruturado e diferenciado de Atendimento Educacional Especializado – AEE, que atende em torno de 540 alunos com deficiência.
Para ampliar o conhecimento dos educadores sobre a realidade desse público e socializar em relação ás boas práticas de educação inclusiva, desenvolvidas no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Mumicipal de Educação – SEMED, realizou o I Encontro entre Gestores e Coordenadores pedagógicos das Escolas Vinculadas aos Polos de Atendimento Educacional Especializado, na segunda-feira (27).
A Semed prioriza a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas que funciona no sistema regular, os quais são atendidos em seis polos do AEE, localizados na área urbana;
Escola Lameira Bittencourt (141 alunos)
Escola João Paulo I (133 alunos)
Escola Helvécio Guerreiro (93 alunos)
Escola Joana Bandeira (93 alunos)
Escola Laura Diniz (43 alunos)
Escola Amélia Ferrari (38 alunos)
Dessa forma, a gestão conta com três equipes multiprofissionais, que são compostas por assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos, os quais atuam nas escolas da Rede Pública municipal de Educação Infantil, séries dos anos iniciais e finais do ensino fundamental;
Área de atuação da equipe multiprofissional
Secretaria de Educação – SEMED (Educação Infantil)
Escola Lameira Bittencourt (Fundamental anos iniciais)
Escola Santa Maria Goretti (Fundamental anos finais)
O governo municipal disponibiliza motoristas do transporte escolar, bem como, oferta monitores nos ônibus, que fazem o acompanhamento com segurança dos alunos da educação especial, nos pontos de parada até suas respectivas unidades educacionais.
A Secretaria municipal de Educação também possui em seu quadro funcional os profisionais de apoio escolar, que atendem aos alunos com deficiências severas e comprometimento para realizar as atividades da vida diária, como alimentação, higiene, locomoção, autocuidado, entre outros.
Segundo o mapeamento feito pelas escolas polos, o Público atendido nas escolas são estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual e alunos com Deficiências múltiplas.
De acordo com a Diretoria de Educação Básica da Área Urbana e a Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, o início das aulas nos polos do AEE está programado para o dia 6 de março.
O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Queiróz de Souza”. Durante a ação, cada profissional pôde ter conhecimento do calendário que norteará as atividades do AEE nos polos ao longo do ano letivo.
Texto: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM SEMED/PMO
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.