Energia Transformadora: Programa Luz para Meu Caminho beneficia comunidades ribeirinhas de Oriximiná

Iniciado há um mês, o Governo da Transformação, leva energia limpa as comunidades ribeirinhas e vêm mudando o cotidiano desses povos, por meio do Programa Luz para o Meu Caminho, executado pela Prefeitura de Oriximiná e Secretaria Municipal de Integração.

A primeira comunidade a ser beneficiada foi Cunuri. Desde então, famílias que moram em lugares mais distantes nas regiões de lagos, rios, igarapés recebem kit de placa solar e/ou bomba solar para o sistema de abastecimento de água, de acordo com a sua necessidade. “Ficamos muito felizes e satisfeitos porque estamos avançando com os sistemas de bomba solar e os kits de placa solar. Agradecemos todo suporte dado pelo Prefeito Delegado Fonseca, para as comunidades, por meio da Secretaria de Integração”, agradeceu Siqueira Fonseca, Secretário de Integração Municipal.

Recentemente famílias das comunidades Ascenção, Sacuri, Maria pixi e Aimim também receberam os investimentos, que tem como norte garantir acesso à agua potável, bem como, atender aos produtores rurais. “Estaremos investindo para que possamos garantir cada vez mais qualidade e melhoria na vida de nossa população ribeirinha, fortalecendo a agricultura familiar da comunidade e de todos aqueles que estiverem dispostos a produzir”, afirma Delegado Fonseca, Prefeito de Oriximiná.

O intuito da troca de placas solares por geradores movidos a combustível é levar economia financeira e reduzindo os impactos ambientais. Paralelo a isso, dentro do programa Luz para Meu Caminho, o governo vem fazendo na zona urbana, a substituição das luminárias tradicionais por LED, melhorando a iluminação das vias públicas.

Texto: Patrício Coimbra
Foto: Secretaria de Integração Municipal