Escadaria do Cai-Cai ganha vida nova com programação cultural e revitalização

O projeto artístico foi concluído em 17 dias e reflete a cultura, a riqueza, as belezas de Oriximiná e da Região Amazônica, onde está localizado – Foto: Eduardo Monteiro.

Em uma programação especial marcada por música, dança e muita alegria, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Urbano juntamente com a população celebrou a inauguração da revitalizada Escadaria do Cai-Cai, neste sábado 15. A obra, que recebeu intervenções artísticas e estruturais, agora se destaca como um importante ponto cultural e turístico da cidade.

Prefeito Delegado Fonseca e a Primeira-Dama, Renata Fonseca – Foto: Divulgação

O monumento artístico totaliza 347,5 metros quadrados. Esse projeto foi concluído em 17 dias e reflete a cultura, a riqueza e as belezas de Oriximiná e da Região Amazônica, onde está localizado.

Foto: Patrício Coimbra

Para marcar o evento, acompanhado de uma belíssima vista para o Rio Trombetas, o artista Bala e Jairo deram início com muita música regional. Logo em seguida, os alunos da Escola Municipal de Música apresentaram ao público canções como Ao Pôr-do-sol, a lenda do Boto, Uirapuru e Oriximiná. Durante a programação, a Associação dos povos indígenas do Mapuera trouxe seus rituais ancestrais, com a dança Checê Takachipu, que significa “O Caçador”.

Indígenas da Associação dos povos indígenas do Mapuera (APIM) – Foto: Divulgação

No decorrer da noite cultural, quem foi prestigiar a inauguração do espaço, se deparou com o surgimento da Noiva do Cai-Cai, relembrando uma lenda urbana bastante conhecida no município.

Artistas locais retratando a lenda Urbana “A Noiva do Cai-Cai” – Foto: Divulgação

Subir os 40 degraus da Escadaria do Cai-Cai é como fazer uma viagem pela rica cultura de Oriximiná. Cada seção da escadaria é dedicada a um tema específico, contando histórias e homenageando a identidade local.

Escadaria do Cai-Cai – Foto: Lauro Junior.

Na primeira parte, destaca o povo quilombola e sua história de resistência, representados por uma vila quilombola e grafismos Konduri. Um tucano e um artefato Konduri também estão presentes, simbolizando os primeiros povos que habitaram a região. A beleza natural da região também é celebrada com a pintura da cachoeira do Jutuarana. Uma indígena Wai Wai segurando um ouriço de castanha faz referência ao tradicional Festival da Castanha, um dos eventos mais importantes do calendário local. Completando essa seção, uma arara vermelha e outro artefato Konduri (prato pocó) encantam os olhos com suas cores vibrantes.

Foto: Patrício Coimbra

Seguindo adiante, é possível visualizar uma onça pintada, símbolo da força e da preservação da Amazônia. Mais a frente, a Praia do Caipurú e o imponente pirarucu são retratados, enquanto três figuras representam o Círio de Santo Antônio, festividade religiosa de grande importância para o povo de Oriximiná. A balsa, a igreja e o próprio Santo Antônio também estão presentes, criando um elo com a lenda urbana da Noiva do Cai Cai. A noiva, que assombra pescadores à noite, é retratada em uma cena divertida que contrasta com a seriedade do santo casamenteiro. A última seção da escadaria homenageia os pescadores ribeirinhos, figuras essenciais para a cultura e economia local.

Foto: Patrício Coimbra

O artista “KaDois” esteve à frente da obra. Ele é natural Santarém, no Pará, e grafiteiro desde 2012. Ao longo de sua trajetória, participou de três eventos nacionais com artistas de todo o Brasil: AMAZON STREET RIVER, M.A.U.B, e GALERIAS. Teve participação no projeto regional CORES DO PARÁ. Nesse processo, o profissional contou com a ajuda do seu irmão, Crenilson Amorim (Kaká), que o auxiliou desde o início, juntamente com o profissional Mateus, funcionário da Prefeitura, que ajudou no término de toda a obra.

Crenilson Amorim (Kaká), Primeira-Dama Renata, KaDois e Prefeito Fonseca – Foto: Divulgação

Além do visual artístico, o governo de Oriximiná investiu na revitalização do espaço, que envolveu diversas melhorias na infraestrutura da escadaria. As principais atividades incluíram:

Vista aérea da Escadaria do Cai-Cai – Foto: Eduardo Monteiro.
  • Regularização do Piso Geral: A nivelação e correção do piso garantiram maior segurança e acessibilidade.
  • Reparos nas Muretas de Concreto dos Jardins: Consertos restauraram a integridade estrutural das muretas.
  • Recuperação de Meio-fio e Canaletas: Manutenção para melhorar o escoamento de água e a delimitação do espaço.
  • Instalação de 6 Refletores Tipo LED: Refletores de LED foram instalados para melhorar a iluminação, aumentando a segurança e destacando a beleza do local à noite.
  • Revestimentos Cerâmicos: Aplicação de revestimentos cerâmicos nos espelhos dos degraus e nas muretas laterais, proporcionando um acabamento estético e durável.
  • Revitalização Geral da Jardinagem: Plantio de novas espécies e manutenção das existentes embelezaram o ambiente.
  • Chapisco e Reboco dos 2 Muros de Alvenaria: Muros receberam chapisco e reboco para preparar a superfície para pintura e arte.
  • Aplicação de Pintura nos 2 Muros da Escadaria: Massa acrílica e selador foram aplicados nos muros, preparando-os para receber as artes de grafite.
  • Arte Graffiti nos 2 Muros: Os muros foram decorados com grafite, trazendo um aspecto artístico e cultural para a escadaria.
  • Pintura no Piso Geral: O piso, incluindo os degraus, foi pintado, finalizando a revitalização com cor e proteção adicional.

Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Eduardo Monteiro e Lauro Junior.