Escola Adélia Figueira reabre as portas após ampla revitalização e modernização feita pela Prefeitura de Oriximiná
Foto: Lauro Junior - Prefeitura de Oriximiná

Em uma cerimônia emocionante, realizada na noite desta sexta-feira 17, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adélia Figueira foi reinaugurada pela Prefeitura de Oriximiná, após uma ampla revitalização, que modernizou suas instalações e garantiu melhores condições de ensino para os seus 987 alunos. A unidade escolar, a maior do município, é a 39ª que recebeu investimentos do governo municipal.

Foto: Vitor Bermeguy

As obras incluíram a troca completa do telhado, a adequação das 16 salas de aula e da área administrativa, melhorias na acessibilidade, a troca das portas, a reforma dos banheiros masculino e feminino, a construção de um novo refeitório com copa e cozinha, a criação de um novo estacionamento, a ampliação da cobertura da quadra esportiva, a instalação de uma nova parte elétrica, a pintura geral da escola e a renovação da mobília, cadeiras e equipamentos da biblioteca.

Edivaldo Pontes, diretor Educacional da Escola Adélia Figueira e o Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca – Foto: Vitor Bermeguy

“Esta é a 39ª escola que recebe investimentos do nosso governo, reforçando nosso compromisso com a educação de qualidade para todos os oriximinaenses”, afirmou o chefe do Poder Executivo Municipal, Delegado Fonseca. “A Escola Adélia Figueira é um patrimônio da nossa comunidade e estamos muito felizes em poder entregá-la de volta aos alunos, professores e funcionários completamente revitalizada. Um desejo ardente em meu coração entrelaçado a uma vontade indomável. Uma meta nobre, um alvo, um destino. Tudo o que mais quero é ver o meu município crescer, desenvolver. Obras que devolvem a autoestima de nossa cidade, ao reboque nos traz a autoconfiança de que somos mais, queremos mais, podemos mais. Ninguém vai tirar o lugar de destaque e protagonismo que merecemos. Esse é tempo de Transformação!”.

A comunidade escolar recebeu com muito animação e felicidade com a revitalização da Escola Adélia Figueira. Os alunos esperam ter um ambiente de aprendizado mais moderno e confortável, enquanto os professores esperam poder trabalhar com mais recursos e ferramentas.

Edivaldo Pontes, diretor Educacional da Escola Adélia Figueira – Foto: Vitor Bermeguy

Acredito que a reforma da escola vai contribuir muito para a qualidade do ensino“, enfatiza o diretor da escola, Edivaldo Pontes. “Os alunos terão um ambiente mais propício ao aprendizado e os professores terão mais recursos para trabalhar. Estamos muito felizes com tudo que foi feito na nossa escola. O Adélia agora está mais bonito, mais moderno e mais funcional. Isso vai permitir que nossos alunos aprendam em um ambiente mais propício para o desenvolvimento“.

Foto: Lauro Junior

O governo municipal espera que a reforma da Escola Adélia Figueira sirva como modelo para outras escolas da rede municipal. “O nosso objetivo é que todas as escolas da nossa cidade ofereçam ensino de qualidade aos seus alunos. Representa um marco significativo para a educação em Oriximiná, demonstrando que investimentos em infraestrutura escolar são fundamentais para a construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes da região“, disse a Secretária Municipal de Educação, Ivana Souza.

Foto: Lauro Junior

A cerimônia de reinauguração contou com a presença de autoridades, secretários municipais, vereadores, professores, alunos, ex-diretores, ex-alunos e moradores do bairro Santa Luzia, que se reuniram para comemorar essa importante conquista.

Sobre a Escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adélia Figueira foi fundada em 15 de abril de 1974 e tem como patrona a professora Adélia do Brasil Figueira. Inicialmente uma escola estadual para o ensino primário, passou a oferecer ensino do 5º ao 8º ano a partir de 1980. Em 2024, a escola conta com 78 funcionários e atende 987 alunos do 6º ao 9º ano em turnos manhã e tarde.

Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Lauro Junior e Vitor Bermeguy