5 de junho de 2023
Com o tema “Combate à Poluição plástica”, nesta segunda-feira, 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Oriximiná, por meio das Secretaria de Educação, Meio Ambiente e Mineração realizaram palestras e ações educativas voltadas para alunos, professores e comunidades rurais, enfatizando a importância da preservação e conservação do meio ambiente e incentivando a adoção de práticas sustentáveis. “Estamos agindo para que tenhamos o nosso meio ambiente, nossas florestas, o nosso município sempre verde. Com isso, adotamos práticas sustentáveis, pontuais e precisas, para que possamos ter cada vez mais o meio ambiente preservado, afinal de contas o município possui 96% de preservação ambiental. Dessa forma, torna-se saudável para todos que vivem nele”, destaca Delegado Fonseca, Prefeito de Oriximiná.
A iniciativa orienta os usuários sobre práticas que reduzem os impactos ambientais na sociedade. Durante o evento, foram destacadas medidas como conscientizar os estudantes sobre os desafios ambientais enfrentados na área rural, como desmatamento, perda de biodiversidade, contaminação de recursos naturais, entre outros. “Vamos trabalhar juntos para deixar um legado de respeito e cuidado com o meio ambiente em nossa amada cidade de Oriximiná. Juntos, podemos construir um futuro mais verde, mais equilibrado e mais próspero para todos”, enfatiza Ivana Souza, secretária Municipal de Educação.
Os profissionais da área da educação receberam orientações sobre ecossistemas locais, recursos naturais e a importância da conservação desses recursos para a manutenção da vida e do equilíbrio ambiental.
Para o secretário de Meio Ambiente e Mineração, Rubson Rodrigues, destacou sobre projetos ambientais desenvolvidos, e falou também do compromisso firme com a sustentabilidade, e redução dos impactos ambientais. “Estamos nesse mês de Junho com nossas ações diárias direcionadas às causas ambientais. Somos os responsáveis por tudo que produzimos e descartamos. A visão principal é reutilizar as embalagens plásticas, de vidro, de metal, mais vezes possíveis. Evitando o uso de plásticos que não são essenciais, como é o caso dos canudinhos plásticos, copos descartáveis, dentre vários que são produzidos sem necessidade de uso”, disse.
Oriximiná é o município que menos desmata, que menos faz queimadas, fruto do trabalho de educação ambiental feito junto aos produtores rurais que reutilizam áreas degradadas, sem a necessidade de derrubada e uso de fogo. O governo da Transformação optou em não fazer uso de materiais impressos, para não produzirmos mais resíduos, que serão descartados e poluidores no ambiente. “Mais de 90% de todo o papelão é recolhido na área urbana, onde os ex-catadores fazem a triagem, prensagem e venda desse material altamente poluente, como fonte de renda. Dessa forma, a gestão do Prefeito Delegado Fonseca vem atuando também na proteção e defesa do Meio Ambiente. Bem como também nossos lagos e rios são protegidos, coibindo a pesca predatória”, ressalta Rubson.
Equipes já realizaram a coleta e limpeza dos pontos de descarte de embalagens, como Cachoeira do Jatuarana, Igarapé do Poção. A programação da Semana do Meio ambiente seguirá até o dia 10 de junho com ações em escolas da rede particular, UFOPA e unidades de ensino público do município. “Não podemos esquecer que a Semana do Meio Ambiente é apenas o começo. Precisamos incorporar esses valores e práticas em nosso dia a dia, buscando formas de reduzir nosso impacto no ambiente, economizar energia, evitar o desperdício e valorizar a natureza que nos cerca”, finalizou Ivana.
Texto: Patrício Coimbra
Fotos: SEMED e SEMMA
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.