Plano de Ação para a Cultura no ano de 2022 é apresentado durante reunião

Com o intuito de pontuar as primeiras atividades voltadas para o setor de Cultura e Turismo do município, representantes da SEMCULT se reuniram com o Prefeito de Oriximiná, Argemiro Diniz, para apresentar o planejamento das ações do ano de 2022.

Dentre os assuntos o Carnaval 2022, como o é caso da publicação do Edital da Escolha da Música Tema do Orixifolia. Os interessados em participar do concurso podem se inscrever de forma gratuita até o dia 3 de fevereiro, na Secretaria de Cultura e Turismo.

Em relação ao OrixiFolia vai ter carnaval sim, mas online, transmitido por lives, com apresentações de bandas, além do concurso da rainha do carnaval, visando celebrar e proporcionar opção de lazer, entretenimento, valorizando as tradições do carnaval oriximinaense.

Outro ponto debatido durante o encontro foi em relação às inscrições para o retorno da Escola de Música, o prazo para fazer a matrícula vai até o dia 31 de janeiro. A proposta é atender em três polos, na escola Gabriel Guerreiro, Iracema Givone e Nova Esperança, objetivando proporcionar aos alunos a iniciação musical.

O Governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura e turismo também busca executar ações junto a Biblioteca Municipal Éneas Cavalcante e viabiliza o plano Museológico para a implementação do Museu de Oriximiná. A proposta é promover o fomento, potencialização, incentivo, valorização e identidade às manifestações da Cultura e do Turismo local.

A SEMCULT também está realizando o Cadastramento e Recadastramento dos produtores culturais, que consiste em realizar o mapeamento dos fazedores e trabalhadores da cultura do nosso município, na zona urbana e rural. A meta é atualizar o mapa cultural do município e do estado do Pará, além de inclui-los na Plataforma do Sistema Nacional de Cultura.

PREFEITURA DE ORIXIMINÁ