Prefeito de Oriximiná anuncia pagamento do abono salarial aos servidores da Educação Municipal.

O prefeito de Oriximiná, Argemiro Diniz, autorizou a concessão de um abono salarial aos profissionais da Educação Básica, vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed). O anúncio foi realizado na tarde de quinta-feira (30), por uma live nas redes sociais junto ao secretário de educação, professor Sávio Pinheiro.

O pagamento do abono salarial cumprirá o novo mínimo de 70% de gastos de pessoal, do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a educação básica e de valorização dos profissionais da educação – FUNDEB.

Um pouco mais de R$ 1.900.000,00 (Um milhão e novecentos mil reais) de recurso disponível na conta municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para o rateio.

O abono será distribuído de forma igualitária a todos os 1.625 servidores aptos para receber o benefício.

“Os profissionais da educação são todos aqueles que fazem parte do processo educacional. O vigia, a servente, e os agentes educacionais, alimentação, e zeladoria. E eu achei louvável a decisão porque esses também fazem parte, esses também contribuem para a educação dos nossos filhos, dos nossos adolescentes. Então, todos esses vão esta recebendo do que sobrou dos 70% (do Fundeb) bem como os professores que atuam diretamente na sala de aula.” Disse o secretário de Educação.

Os valores estarão disponíveis nas contas dos servidores até o dia 3 de janeiro.

“É uma forma de valorizar nosso servidor público… São mil seiscentos e vinte e cinco que vão está apitos para receber este beneficio… A educação é a base de tudo, é a base de toda a sociedade… E é isso que nós queremos, sempre está valorizando nosso servidor público” afirmou o prefeito Argemiro Diniz.

Ao encaminhar a lei que regulamenta o FUNDEB e o Fundo Municipal de Educação, para aprovação da Câmara Municipal de Oriximiná, o prefeito já inclui a instituição do abono Fundeb de forma permanente, possibilitando que todas às vezes que houver sobra dos 70%, o benefício seja pago aos servidores da educação.