Prefeito Delegado Fonseca Entrega Quadriciclo para Fomentar Turismo em Cachoeira Porteira

Além da entrega do veículo, o governo de Oriximiná instalou iluminação de LED no campo de futebol da comunidade quilombola.

Neste sábado 25, o Prefeito Delegado Fonseca entregou um quadriciclo à comunidade de Cachoeira Porteira, com o objetivo de impulsionar o turismo local. Este veículo promete facilitar o acesso dos visitantes aos diversos pontos turísticos do território quilombola, que é rico em história e cultura, cercada por rios e cachoeiras. A entrega do quadriciclo foi recebida com entusiasmo pelos moradores e representa um passo importante para a valorização do turismo ecológico e cultural.

Foto: Frederico Lopes – Prefeitura de Oriximiná

Além da entrega do quadriciclo, o governo municipal também realizou a instalação de iluminação LED no campo de futebol da comunidade quilombola. Para marcar a inauguração das novas luzes, foi organizado um jogo comemorativo entre o time do prefeito e a equipe local de Cachoeira Porteira, que venceu a partida emocionante por 3×2. O evento reforçou o espírito comunitário e a importância do esporte como meio de integração social.

Sobre a Comunidade de Cachoeira Porteira

Cachoeira Porteira, situada em Oriximiná, oeste do Pará, é uma comunidade quilombola que mantém vivas suas tradições e modos de vida. A comunidade está localizada a 13 horas de barco ou em torno de 4 horas e meia de lancha da sede municipal. Em março de 2018, o governador do Pará entregou o título de domínio territorial à comunidade, garantindo 225 mil hectares aos quilombolas, no maior território quilombola titulado do Brasil.

Fotos Fernanda Frazão – UNI Amazônia

Os moradores de Cachoeira Porteira, aproximadamente 145 famílias, descendem de negros que fugiram da escravidão e se estabeleceram na região. Eles praticam a coleta da castanha-do-brasil, atividades agrícolas, caça e pesca, preservando as práticas tradicionais de subsistência.

A História e a Cultura de Cachoeira Porteira

Cachoeira Porteira é um lugar onde a história e a cultura se encontram de maneira única. Localizada no encontro dos rios Trombetas e Mapuera, a cachoeira que dá nome à comunidade foi um ponto estratégico de defesa contra os caçadores de escravos. Os quilombolas que conseguiram atravessar esse obstáculo natural batizaram o local de “Porteira”, simbolizando a entrada para a liberdade. A importância histórica da cachoeira é celebrada na música do quilombola Manoel dos Santos Viana, cujos versos “Mãe Cachoeira, se não fosse você eu não estaria aqui” ressoam profundamente na comunidade.

Cachoeira Porteira – Foto: Fernanda Frazão ( UNI Amazônia)

A cachoeira é um espetáculo da natureza, com suas águas poderosas que abafam todas as conversas à beira-rio, criando um ambiente de contemplação obrigatória. Além de ser um atrativo natural, a cachoeira é um símbolo de espiritualidade e os moradores acreditam que ela é protegida pelo Pretinho do Porão, um espírito que habita o fundo do rio.

Cachoeira Porteira – Foto: Fernanda Frazão (UNI Amazônia)

Para a população quilombola, as águas do rio Trombetas são uma fonte de vida, fornecendo peixe e água potável, além de contribuir para a economia local através do turismo de pesca esportiva. A chegada à comunidade se dá principalmente pelo rio, o que preserva a conexão dos moradores com a natureza e a sua história.

Texto de Patrício Coimbra
Com informações de Giovanna Consentini – (UNI Amazônia)