Prefeitura de Oriximiná entrega mais de 300 cestas humanitárias para comunidades ribeirinhas

A ação atende moradores afetados pela seca e estiagem no Lago do Ajudante e Lago do Batata, região do Alto Trombetas.

A seca e a estiagem prolongada no Rio Trombetas causaram grandes dificuldades para as comunidades ribeirinhas do Lago do Ajudante e do Lago da Batata. Em resposta a essa crise, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil realizou, nesta terça-feira 15, a entrega de mais de 300 cestas humanitárias para essas populações. A iniciativa visa minimizar os efeitos da escassez de alimentos e recursos básicos, aos moradores dessas áreas isoladas e vulneráveis.

Foto: Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná

Para Antônio Matos, líder comunitário, a ação efetiva do Governo Municipal foi pontual e precisa. “Chegou em boa hora para nossa comunidade. Queremos agradecer a toda equipe do Prefeito Fonseca por esse auxílio, que sempre esteve fazendo todos nós em tudo aquilo que é e for preciso”, ressalta.

Foto: Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná

A falta de chuvas e o baixo nível das águas no Rio Trombetas causaram dificuldades no transporte e na obtenção de recursos essenciais, como alimentos, medicamentos e outros itens básicos. Muitas comunidades ribeirinhas, que dependem diretamente do rio para sua subsistência e atividades econômicas, enfrentam escassez de alimentos, trazendo preocupação e insegurança alimentar para abundância de famílias. “São mais de trezentas famílias beneficiadas com a entrega de cestas básicas e a parceria com a distribuição de filtros, a gente consegue filtrar a água que esta barrenta e filtrar para abastecer de forma potável as casas das famílias. Estamos levando também assistência, no que se refere às políticas da Secretaria de Integração como manutenção de motor de luz, troca de caixa d’água, expansão de rede hidráulica de abastecimento. Dessa forma conseguimos amenizar os efeitos deletérios dessa estiagem, que já é sem dúvida umas das maiores estiagens da região amazônica”, disse Willian Fonseca, prefeito de Oriximiná.

Foto: Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná

Juvenal Feijão foi um dos beneficiados com a ajuda humanitária e destaca a importância do benefício ter chegado em sua comunidade. “É uma benção, a gente precisa. A dificuldade esta grande, todos nós estamos passando por isso. Agradecemos muito ao Prefeito e a Deus. Apesar da seca e da estiagem, somos agraciados além desses alimentos com paisagens belíssimas que se formam, é só gratidão por tudo”, cita.

Foto: Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná

De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Paulo Paixão, o município enfrentou a segunda maior seca de toda sua história ao alcançarmos 1 metro e 12cm, abaixo de zero, no nível do Rio Trombetas. Em 2024, o desastre natural afetou em torno de seis mil e duzentas famílias. “Nós fizemos todos os procedimentos possíveis para levar ajuda humanitária e assim, levar alimentos e apoio aqueles que mais precisam neste momento”, destaca.

Foto: Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná

A entrega das cestas foi feita diretamente nas localidades afetadas, o que reflete o compromisso da gestão municipal em cuidar da população mais vulnerável, especialmente em momentos de crise como o atual. “Um bom momento graças a Deus, que fomos contemplados com esses alimentos. Esta sendo muito bem-vindo. O governo não nos deixou desamparados, eu estou alegre, feliz e isso nos deixa muito bem e mais aliviados diante do que estamos passando”, afirmou Seu João Pereira.

Texto de Patrício Coimbra
Prefeitura de Oriximiná