Prefeitura instala letreiro no Museu Municipal Histórico e Cultural Gabriel Guerreiro

Símbolo de interação, identidade e marca histórica entre os moradores e visitantes com as cidades, os letreiros cada vez mais ocupam espaços urbanos em municípios de todo o mundo. Em Oriximiná, foi instalado na noite desta quinta-feira 17, o letreiro no Museu Municipal Histórico e Cultural, denominado “Gabriel Guerreiro”.

Com 4m de cumprimento, 5 metros de altura e letras de 35cm de altura e 25cm de largura, o letreiro foi fixado na fachada do prédio histórico, situado na Passagem Manoel Alexandre de Souza, nº 11, Centro – Praça Santo Antônio. O monumento conta com letras em inox galvanizado e durante a noite recebe iluminação especial de refletores.

O projeto envolveu as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo e tem como objetivo reforçar a identidade da população e dos visitantes com a cidade, além de ser uma referência para divulgação espontânea do município por meio das redes sociais.

“Nosso belíssimo museu deputado Gabriel Guerreiro ganhou um belo letreiro, e estamos de portas abertas para receber os visitantes. Está aberta a exposição “Olhos da Terra, arqueologia de Oriximiná”, traga sua família.”, publicou Delegado Fonseca, Prefeito de Oriximiná.

O Museu

O Museu Municipal Histórico e Cultural de Oriximiná leva o nome de Gabriel Guerreiro, a partir da criação da Lei Nº 9.507, de 28 de junho de 2023, sancionada pelo Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca.

Histórico

Gabriel Guerreiro professor e geólogo de formação, atuou na política acerca de 30 anos. Nesse período, ocupou cargos técnicos em administrações estaduais e atuou como defensor de causas ambientais e minerais no Estado, sendo secretário estadual de Meio Ambiente.

Guerreiro cumpriu por sete vezes o mandato de deputado estadual, na Assembléia Legislativa do Pará – Alepa e foi, até então, o político com mais mandatos no parlamento.

O oriximinaense também ocupou o cargo de Deputado Federal – (Constituinte), entre os anos 1987-1991, pelo PMDB-PA. Guerreiro faleceu aos 74 anos, no dia 2 de janeiro de 2014, vítima de infarto no estado do Rio de Janeiro.