FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Proposta do PAA Indígena é Aprovada e Beneficiará Comunidades Tradicionais em Oriximiná

Investimento de R$161 mil fortalecerá comunidades indígenas e suas tradições alimentares.

A proposta de número 01170DS-04200/2023 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinada aos povos indígenas e executada pelo Estado do Pará, foi oficialmente aprovada. O município de Oriximiná será contemplado com o valor de R$ 161.000,00, que será investido no período de novembro de 2024 a maio de 2025. A ação beneficiará 22 famílias indígenas, fortalecendo a segurança alimentar e a cultura local. O PAA Indígena tem como objetivo garantir alimentação saudável e fomentar a agricultura nas comunidades tradicionais de Oriximiná. Por meio da compra e doação de alimentos produzidos no próprio território, a iniciativa promove o abastecimento sustentável e o consumo de alimentos tradicionais, valorizando a cultura alimentar local.

Foto: Divulgação

A proposta também visa fortalecer a produção agrícola indígena, oferecendo oportunidades de geração de renda e preservação das práticas culturais de cultivo. A preferência na aquisição dos alimentos será dada às próprias comunidades indígenas, em consonância com as diretrizes do programa, promovendo a recuperação da capacidade produtiva e garantindo um impacto positivo na segurança alimentar de longo prazo. “Estamos muito felizes em ter conseguido fazer a adesão do programa. Satisfação em darmos essa notícia, pois estamos incluindo também os indígenas junto conosco nesse programa. Podem ter a certeza que o Governo da Transformação estará sempre buscando parcerias, para que possamos proporcionar cada vez mais geração de renda pro nosso município”, destaca Renata Fonseca, Primeira-dama de Oriximiná e Secretária Municipal de Assistência Social.

Foto: Divulgação

A coordenadora do PAA em Oriximiná, Mayra Jessica Baima Franco, destacou a importância do programa para as comunidades locais. “Esta iniciativa representa um avanço significativo para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas locais. Estamos muito felizes em ver que o programa chegou para ficar e que estamos conseguindo incentivar o agricultor a produzir”, afirmou Mayra.

O governo de Oriximiná aderiu no mês de outubro do ano de 2022, ao Programa Alimenta Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Ministério da Cidadania, e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – SEASTER, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Texto de Patrício Coimbra

Accessibility
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.