27 de fevereiro de 2023
A Secretaria de Educação, por intermédio da Diretoria de Educação Básica da área urbana, promoveu na última sexta-feira 24, um encontro com os coordenadores do Programa Municipal de Educação no Contraturno – PMEIC, para tratar sobre das atribuições de suas respectivas funções, quanto a temática em desenvolvimento.
Durante o repasse, a equipe técnico-pedagógica da SEMED destacou sobre três atribuições dos profissionais coordenadores do PMEIC na instituições de ensino;
1 – Acompanhar o andamento das Avaliações diagnósticas (MEC), aplicadas pela Escola, tendo em vista que os resultados serão critérios para seleção dos participantes.
Construção de documentos
Sempre atualizando:
nº de alunos com as fragilidades que precisam desenvolver
Mapa de habilidades fragilizadas
Expressar estatisticamente
2 – Acompanhar e orientar pedagogicamente as estratégias e ações, e fotografar para fins das evidências e relatórios.
Projetar
Estratégias
Plano de Ação
Metodologias Ativas
3 – Orientar que as Metodologias ativas sejam utilizadas e que seja a base do programa.
A) Gamificação – Utilizar os jogos como recursos essenciais para superação das fragilidades.
b) Sala-invertida – o aluno produz o conhecimento e partilha com o Tutor-pmeic e com outros colegas.
Que o Tutor-pmeic seja o facilitador da aprendizagem.
Relatórios
Coordenador – Bimestral – baseados nos relatórios diários do Tutor PMEIC (Tutor PMEIC- Diário)
Diário
Frequência
Relação dos Alunos
Plano de Ação
Atividades Desenvolvidas – Registros
O evento teve como público-alvo representantes das escolas de ensino fundamental de 3° ao 9° (anos iniciais e finais).
Sobre o Programa
O PMEIC é uma estratégia da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outras Secretarias Municipais e universidades, que tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, reduzindo o abandono e a reprovação, visto que, com a implementação de ações pedagógicas complementares no contraturno, os alunos terão a ampliação do período de permanência na escola.
Texto: Patrício Coimbra
Foto: ASCOM SEMED
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