Representantes de escolas participam de encontro que trata sobre atribuições dos coordenadores do PMEIC

A Secretaria de Educação, por intermédio da Diretoria de Educação Básica da área urbana, promoveu na última sexta-feira 24, um encontro com os coordenadores do Programa Municipal de Educação no Contraturno – PMEIC, para tratar sobre das atribuições de suas respectivas funções, quanto a temática em desenvolvimento.

Durante o repasse, a equipe técnico-pedagógica da SEMED destacou sobre três atribuições dos profissionais coordenadores do PMEIC na instituições de ensino;

1 – Acompanhar o andamento das Avaliações diagnósticas (MEC), aplicadas pela Escola, tendo em vista que os resultados serão critérios para seleção dos participantes.

Construção de documentos

Sempre atualizando:

nº de alunos com as fragilidades que precisam desenvolver

Mapa de habilidades fragilizadas

Expressar estatisticamente

2 – Acompanhar e orientar pedagogicamente as estratégias e ações, e fotografar para fins das evidências e relatórios.

Projetar

Estratégias

Plano de Ação

Metodologias Ativas

3 – Orientar que as Metodologias ativas sejam utilizadas e que seja a base do programa.

A) Gamificação – Utilizar os jogos como recursos essenciais para superação das fragilidades.

b) Sala-invertida – o aluno produz o conhecimento e partilha com o Tutor-pmeic e com outros colegas.

Que o Tutor-pmeic seja o facilitador da aprendizagem.

Relatórios

Coordenador – Bimestral – baseados nos relatórios diários do Tutor PMEIC (Tutor PMEIC- Diário)

Diário

Frequência

Relação dos Alunos

Plano de Ação

Atividades Desenvolvidas – Registros

O evento teve como público-alvo representantes das escolas de ensino fundamental de 3° ao 9° (anos iniciais e finais).

Sobre o Programa

O PMEIC é uma estratégia da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outras Secretarias Municipais e universidades, que tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, reduzindo o abandono e a reprovação, visto que, com a implementação de ações pedagógicas complementares no contraturno, os alunos terão a ampliação do período de permanência na escola.

Texto: Patrício Coimbra
Foto: ASCOM SEMED