20 de janeiro de 2022
Para combater a poluição sonora, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou no último fim de semana a apreensão de um som automotivo, na rua José Picanço Diniz, próximo a uma casa de show, pelo crime de poluição sonora. Na ocasião, o proprietário foi notificado por estar produzindo ruídos acima dos níveis permitidos, e o mesmo foi informado que caso tivesse uma reincidência, o aparelho seria apreendido.
Segundo a equipe de fiscalização ambiental, dez minutos após ser notificado, o dono da aparelhagem voltou a ignorar o aviso e aumentou novamente o som, então, os agentes da SEMMA retornaram ao local e foi feita a aferição com o decibelímetro, que acusou 97,5 dBA, resultando na apreensão do som automotivo.
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal Segurança Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar.
Conforme o Art. 54, da Lei n° 9.605/1998, que dispõe sobre Poluição e de Crimes Ambientais, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, tem pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Já o decreto-lei N° 3.888/1941, em seu artigo 42, perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheio com gritaria, ou algazarra; exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; pode ter prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ORIXIMINÁ
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.