5 de janeiro de 2024
O município esta entre as 40 cidades do Pará que comprovaram estratégias eficazes para proteger os direitos fundamentais dos jovens – Foto: Arquivo Divulgação
O município de Oriximiná alcançou destaque ao ser reconhecido como um dos 40 municípios exemplares no Pará, por suas efetivas ações de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes. Esse reconhecimento vindo do Unicef, ressalta o comprometimento da administração do Prefeito Willian Fonseca em criar e implementar estratégias eficazes, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, para proteger os direitos fundamentais dos jovens.
Com um conjunto diversificado de programas, iniciativas e políticas públicas focadas na promoção do bem-estar e na prevenção de situações de violência, Oriximiná se destacou entre centenas de municípios, que buscaram aprimorar suas abordagens de proteção à infância e à adolescência. Através de ações articuladas entre diferentes setores da sociedade, incluindo organizações governamentais, não governamentais e comunidade em geral, o município desenvolveu estratégias para sensibilizar, educar e proteger seus jovens cidadãos. Essas ações compreendem desde programas educativos em escolas até a criação de espaços seguros para o diálogo e apoio às vítimas de violência.
Dentre elas, destacam-se formações promovidas pela SEMED, sendo ofertadas aos professores, palestras aos pais e responsáveis com encontros feitos nas escolas. A secretaria Municipal de Assistência social, em conjunto com o CREAS, realizou atividades sobre as temáticas do 18 de maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual e o 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
A gestão municipal vem atuando em diversas frentes relacionadas aos Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), realização dos Fóruns Comunitários e as reuniões de acompanhamento; o funcionamento regular do Conselho Tutelar e a participação de adolescentes por meio dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Plano de Participação Cidadã de Adolescentes e o desenvolvimento de ações nos temas de mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero, bem como, ao cumprimento da Lei Menino Bernardo e combate ao Bullyng.
Recentemente, durante a Semana do Bebê, o Prefeito Delegado Fonseca, assinou o decreto Nº 274/2023, que cria o Programa “Por uma Infância sem racismo”, para crianças e adolescentes na pré-escola, séries iniciais e anos finais do ensino fundamental, tendo como finalidade garantir a promoção dos direitos por meio de ações que desenvolvam, garantam, demostrem, fomentem e mobilizem a sociedade para o amplo desenvolvimento do indivíduo.
Lista dos municípios que já comprovaram as atividades:
Texto: Patrício Coimbra
Foto: Arquivo Divulgação
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.