FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Caminhada Faça Bonito Mobiliza Oriximiná no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Foto: Mérline Claires – Secretaria Municipal de Assistência Social.

Neste sábado 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a população oriximinaense se uniu em um importante evento de conscientização. A Caminhada Faça Bonito, organizada pela Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, percorreu as ruas da cidade e culminou em um evento no Complexo Esportivo, onde ocorreram apresentações culturais e atividades alusivas ao tema.

Foto: Mérline Claires – Secretaria Municipal de Assistência Social.

A caminhada teve início na Secretaria de Assistência Social, reunindo uma ampla participação de alunos da rede municipal de ensino, membros da Pastoral da Criança, diversas entidades e órgãos governamentais. O evento visou sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, tirando o tema da invisibilidade.

Foto: Mérline Claires – Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Renata Fonseca, destacou a relevância do 18 de maio para fortalecer ações de prevenção e enfrentamento às violências durante todo o ano, protegendo de forma mais efetiva as crianças e adolescentes. “Eventos como a Caminhada Faça Bonito são essenciais para manter viva a memória de Araceli e de tantas outras vítimas, garantindo que a sociedade continue a lutar pela proteção de suas crianças e adolescentes. É essencial que este dia sirva como um incentivo contínuo para a qualificação das ações de prevenção e atendimento às vítimas”, afirmou.

Foto: Mérline Claires – Secretaria Municipal de Assistência Social.

Papel do SUAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), desempenha um papel vital no apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Através de um atendimento especializado, busca proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, promovendo os direitos dessas vítimas, reparando danos e prevenindo reincidências.

Foto: Mérline Claires – Secretaria Municipal de Assistência Social.

Histórico do 18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei nº 9.970, de 2000, em memória do caso Araceli. Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos, foi brutalmente estuprada e assassinada em 18 de maio de 1973, um crime que chocou o Brasil e trouxe à tona a urgência de se combater a violência sexual contra menores.

Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Mérline Claires – Secretaria Municipal de Assistência Social.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.