23 de março de 2020
Começou nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe. No município, a Secretaria de Saúde está disponibilizando a vacina para todos os grupos de risco, diferente do que vem acontecendo no restante do país onde essa primeira fase é apenas para idosos e profissionais da saúde.
“O Ministério da Saúde determinou que os municípios realizem a vacinação de acordo com suas especificidades. Aqui em Oriximiná estamos disponibilizando a vacina para todas as pessoas que estão nos grupos de risco, essas pessoas devem comparecer nos postos de saúde para se imunizar. É importante ressaltar que a vacina é só para os grupos de risco como preconiza o mistério da saúde, esperamos que as pessoas usem da honestidade e deixem as doses para quem precisa”, ressalta Carlos Beta, Coordenador de Vigilância Epidemiológica.
Podem procurar os postos de saúde para receber a vacina: adultos ou idosos a partir dos 55 anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 06 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com doeças crônicas ou em uso de medicação contínua, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas protetivas, pessoas privadas de liberdade, agentes prisionais e profissionais da área de segurança e salvamento (policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais).
Para garantir o atendimento aos acamados ou com dificuldades de locomoção, os familiares deverão procurar uma unidade de saúde para solicitar o atendimento domiliar. “As famílias devem procurar a Secretaria de Saúde ou uma UBS, informar a situação do idoso ou da pessoa que se enquadra nos outros grupos de risco, e deixar o endereço para que possamos providenciar o atendimento em domicílio, mas já alertamos que isso não acontecerá com urgência, pois a Secretaria está enfrentando uma série de demandas, logo pedimos a compreensão de todos”, informa Carlos Beta.
A vacinação segue até o mês de maio. Está acontecendo em todos os postos de saúde, no horário de 08h às 19h. Outros postos de vacinação estão sendo providenciados pela Secretaria de Saúde com o objetivo de evitar aglomeração nas unidades básicas. Já estão sendo realizados atendimentos também no Clíper de Santo Antônio, no horário de 08h às 17h, sem intervalo para o almoço, todos os dias da semana. Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.