24 de agosto de 2023
Com a falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas os focos de incêndio tem aumentado. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Oriximiná vem realizando a conscientização e o combate aos incêndios no município.
Os Agentes de Proteção de Defesa Civil tem atuado de forma constante para combater focos de queimadas. Para isto o órgão faz orientações com relação as queimadas feitas em Oriximiná.
Evite queimadas em terrenos baldios e pastos.
Mantenha fogo longe de áreas de vegetação.
Não queime lixo em casa.
Se você fuma, não jogue a bagana acesa.
Não faça queimadas sem autorização.
Use aceiros para queimadas controladas.
Roce terrenos com mato, não queime.
Queimar é crime ambiental e prejudicial à saúde. De acordo com a lei nº 9.605 de 1998, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos a saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Prevenção – O governo de Oriximiná, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Segurança Publica e Defesa Social, Defesa Civil tem procurado atender com a maior rapidez possível todas as ocorrências direcionadas aos setores, para isto, conta com a colaboração da sociedade. Em caso de denúncias podem entrar em contato com a Brigada de Incêndio, por meio do telefone: (93) 99155-6518.
Medidas preventivas
Informe-se sobre alertas e previsões meteorológicas no rádio e na TV;
Evite a exposição ao sol durante os horários de maior calor;
Não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados;
Evite se exercitar ou praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada;
Beba água a cada 2 horas, mesmo que não esteja com sede;
Tome banhos frios ou banhos em locais seguros (evitando correntes fortes de água);
Mantenha sua casa fresca, cobrindo janelas durante o dia e usando ar-condicionado ou ventiladores nas horas mais quentes. Garanta que as conexões elétricas sejam seguras;
Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo;
Consuma alimentos leves, como frutas e verduras;
Se você tem alguma doença crônica e faz uso contínuo de medicamentos, consulte seu médico.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.