2 de outubro de 2023
No próximo dia 1º de outubro, a população oriximinaense vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.
Podem votar todos os cidadãos a partir dos 16 anos que estejam em situação regular na Justiça Eleitoral. A votação não é obrigatória e acontece das 8h às 17h em três unidades escolares do município. A prefeitura reuniu nesta página as informações de como votar neste domingo.
Votação
No domingo, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira Profissional.
São 12 candidatos e candidatas para 5 vagas. Cada eleitor pode votar em apenas um candidato a conselheiro. Para validar o voto, é preciso colocar o número de cada candidato e depositar a cédula, na urna. O modelo do documento atende a recomendações feitas pelo Ministério Público.
Local de votação x eleitores com iniciais:
Escola de Ensino Médio Pe. José Nicolino de Souza – A, B, C, D, E, F, G
Escola de Ensino Médio Dr. Almir Gabriel – H, I, J, K, L, M
Escola de Ensino Fundamento João Paulo – I N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Os candidatos(as)
01 HOANE TAVARES PIMENTA LOPES (HOANE)
02 ANA RITA COSTA PONTES (RITA)
03 GRAÇA MAURA ANDRADE LIMA (GRAÇA MAURA)
04 ADELAIDE FERREIRA SILVA (IRMÃ ADELAIDE)
05 RAIMUNDO DA CRUZ MALCHER (DINHO)
06 EDINALDO DOS SANTOS PINHEIRO (TUCA)
07 JOSAFÁ BATISTA VITOR (JOSAFÁ VITOR)
08 ANA PAULA SOBRAL SANTOS (PAULA)
09 ANA CAROLINA LOBATO SILVEIRA (CAROLINA SILVEIRA)
10 MAHELI SOUZA DA COSTA (MAHELI SOUZA)
11 EVERALDO PINTO RIBEIRO (PASTOR EVERALDO)
12 DEUZIMAR PEREIRA SILVA (DEUSA)
O Conselho Tutelar e as funções dos conselheiros
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.
Os conselheiros recebem, por exemplo, denúncias de situações de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.