FAKE NEWS – NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

O Prefeito de Oriximiná, Antônio Odinélio Tavares da Silva, manifesta seu mais veemente repúdio às falas do Deputado Ângelo Ferrari, veiculada na programação da rádio Sucesso FM 96,3, no horário da manhã de sábado, do dia 30/05/2020, e bem como da fala do Servidor Público Claudio Gato Tavares, conhecido pela alcunha de “Goró”, no mesmo programa e horário.

De forma leviana e com requinte de torpeza, diz o Deputado que o Município de Oriximiná recebeu valor exato de R$ 7.883.536,60 para o combate à COVID-19, e que esse recurso está sendo desviado, não está se comprando nada até agora. Ainda deixa subentendido na sua fala, que o Delegado está inerte a investigação que requer o caso, uma clara demonstração de leviandade em seus comentários.

Uma atitude, portanto, desrespeitosa do Deputado Ângelo Ferrari com a população de Oriximiná, que merece ser informada dos fatos e não desinformada como está fazendo a partir de sua fala.

DA REALIDADE DOS FATOS

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o PLP 39, que trata da “Divisão do Auxílio Financeiro entre os Entes Federados”.

Para o Município de Oriximiná, há previsão de receber o valor de 7.350.326,78. Sendo que deste valor R$1.043.497,50, é para a Saúde e Assistência Social, e 6.306.829,28, como compensação na perda da arrecadação.

A previsão de liberação desses recursos está para ser liberado a partir do dia 10-06-2020. Fato que, em tese, deveria ser do conhecimento do Deputado Ângelo Ferrari, que na condição de parlamentar, tem o dever de informar à população da realidade dos fatos e não desinformar a população de Oriximiná com linguajar debochado, chulo e inoportuno.

O Deputado Ângelo Ferrari, o mesmo que pedia, nesse mesmo programa, que o coronavírus viesse para Oriximiná, agora, levianamente, fala em desvio de recursos públicos de verba que nem sequer entrara nos cofres públicos.

Indo mais além na sua fala, deixando a entender que o Delegado de Polícia de Oriximiná estaria inerte as investigações desse pseudo desvio de verba pública, fato ridículo que somente da cabeça de uma pessoa sem noção de sua responsabilidade perante a opinião pública pode advir.

Pois bem, mas enquanto isso, mesmo com as investidas levianas do Deputado Ângelo Ferrari, Eu, como Prefeito, com a colaboração da comunidade em geral, não tenho medido esforço para proteger a nossa população, e tudo o que temos realizados, inclusive, nos limites da capacidade econômica financeira e orçamentária do Município, é para o bem comum, e não para tirar proveito político de um cenário catastrófico.

Ademais, os únicos recursos destinados ao enfrentamento do novo corona vírus, repassados ao Município, foi no valor de R$ 301.948,88, e R$ 182.740,00, respectivamente, no mês de abril. Fora destes recursos, tem sido utilizado recursos próprios para o enfrentamento da pandemia, realidade, portanto, diversa da que está sendo pregada de forma leviana pelo Deputado Ângelo Ferrari, que mais uma vez tenta enganar a população de Oriximiná.

Se não for enganosa a sua falar, o Governo lhe oportuniza em até 48 horas da publicação desta nota para que o mesmo diga e publique a origem dos exatos R$ 7.883.536,60, que o Município tenha recebido para o enfrentamento do coronavirus, fica então aberta para sua manifestação.

Se não demonstrar os fatos relatados na sua fala, conclui-se literalmente, que age de forma leviana e torpe para tirar proveito escusos do interesse público, um mentiroso contumaz.

Com efeito, a desinformação contumaz pregada pelo Deputado Ângelo Ferrari em seu programa “Alô Comunidade”, aos sábados, veiculada na programação da Rádio Sucesso FM 96,3, é inaceitável e deve ser veementemente combatida, não por ser contra o nosso Governo, mas, porque ela atinge as pessoas de modo geral, e causa instabilidade social a população.

Quanto às falas do servidor, Claudio Gato Tavares, conhecido pela alcunha de “Goró”, é uma clara demonstração de violação de dever, da ética, da moral e dos bons costumes, que deve ter um servidor público.

No entanto, da sua fala na rádio, ao interagir com o Deputado Ângelo Ferrari, demonstra que o mesmo não está ali com objetivo de propagar informação de interesse público, mas de denegrir a imagem do Governo, ao qual como servidor público deve respeito hierárquico.

No cemitério municipal os servidores, sem exceção, utilizam equipamentos de proteção individual de segurança (EPIs), inclusive com imagem do próprio “Goró” em serviço utilizando tais equipamentos, o que cai por terra sua fala sobre falta de equipamento.

Repudiamos, da mesma forma a sua fala, pois atitude dessa natureza, tomada pelo servidor, no dia 30-05-2020, na rádio sucesso FM 96,3, não passa de violação de dever, da ética, da moral e dos bons costumes, o que requer apuração dos fatos e responsabilização, oportunamente, pelos meios legais e administrativos.

Com respeito e consideração à população oriximinaense, esperamos mais uma vez ter esclarecido à realidade dos fatos propagados de forma leviana e torpe pelo Deputado Ângelo Ferrar, e pelo servidor, Claudio Gato Tavares, conhecido pela alcunha de Goró”.

Oriximiná, 30 de maio de 2020

ANTONIO ODINELIO TAVARES DA SILVA