FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Formação Continuada de Professores de Educação Infantil é Tema de Encontro em Oriximiná

O foco principal do projeto é promover a alfabetização e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças na idade escolar.

A Prefeitura Municipal de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou formação continuada destinado aos profissionais da Educação Infantil. A conferência, realizada em parceria com as Diretorias de Ensino da Educação Básica – Área Urbana e Rural, marca a abertura do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).

Secretária Municipal de Educação, Ivana Souza – Foto: ASCOM SEMED.

O evento é voltado para professores da Educação Infantil tanto da área urbana quanto rural, além de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e coordenadores pedagógicos.

Foto: ASCOM SEMED

Objetivos do Projeto LEEI

Durante a abertura, foi apresentado o programa de formação LEEI, destacando a organização, objetivos, princípios, concepções, eixos de formação, carga horária, e estrutura dos encontros. O foco principal do projeto é promover a alfabetização e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças na idade escolar.

O LEEI parte da premissa de que a educação infantil não tem como meta alfabetizar, mas sim preparar para o ensino fundamental através de atividades que valorizam as interações e brincadeiras”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Ivana Souza. A proposta inclui atividades lúdicas que associam a cultura do escrito com a educação infantil, enfatizando o papel humanizador da escrita e leitura.

Foto: ASCOM SEMED

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A nova política de alfabetização do Governo Federal baseia-se em premissas que incluem a colaboração robusta entre estados e municípios, transparência, diálogo, e cooperação. O compromisso também valoriza o protagonismo dos estados e municípios na construção de políticas territoriais, além de enfrentar as desigualdades educacionais regionais, socioeconômicas, raciais e de gênero.

Foto: ASCOM SEMED

O MEC utilizará diversas estratégias para apoiar os estados e municípios, mantendo a autonomia dos entes federados e regularizando as diversidades territoriais do Brasil. “Este regime de colaboração não suprime a autonomia dos estados, mas fortalece suas capacidades para lidar com suas especificidades”, destacou Ivana.

Accessibility
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.