18 de junho de 2023
O cotidiano dos indígenas que vivem na Aldeia Tawanã, pertencente a 1ª URGE EMEF Indígena Wai Wai, foi modificado neste domingo, 18. Isso porque comitiva do Governo de Oriximiná atracou nas terras indígenas para inaugurar a sala anexa da comunidade. Na chegada do grupo liderado pelo Prefeito Delegado Fonseca, Secretária de Educação, Ivana Souza, a primeira-dama Renata Fonseca e entre outros membros da administração municipal, foram recebidos com muita festa e animação no povoado.
A escola foi construída com recursos próprios e representam um investimento de R$ 863.552,83. O educandário indígena Wai Wai e suas salas anexas desenvolvem o Projeto Integrador – Grafismo Indígena/Produção de Material Didático Bilíngue na Língua Indígena Wai Wai – Português e Kaxuyana.
Durante 23 anos de história, os moradores da aldeia vivenciaram inúmeras promessas de que ganhariam uma escola. A professora responsável da escola, Rafaela, disse que, a gestão do Prefeito Delegado Fonseca manteve sua palavra e concretizou em pouco tempo a tão sonhada escola para os indígenas. “Foram anos de promessas, e realmente a gente encontrou alguém disposto em trabalhar em prol de melhorias para as nossas comunidades indígenas. Hoje vemos o nosso sonho realizado, só temos a agradecer a Deus, e a você Delegado Fonseca. Pois com muita coragem, é uma pessoa que cumpre com o que fala, não só promete como muitos”, relata.
Com a inauguração da nova escola, as comunidades indígenas terão acesso a um prédio escolar adequado para a realização das atividades educacionais. Com a inauguração da nova escola, a prefeitura chega 26ª unidade de ensino reformada, ampliada, adequada e modernizada pela administração municipal.
“Ele cumpriu. O prefeito disse assim: daqui com vinte dias eu voltarei. Passou esse tempo e ele trouxe uma notícia boa, então está aqui a escola. O delegado Fonseca teve coragem, ele construiu essa escola, ele lutou e fez”, conta Amaicá, fundador da Aldeia Tawanã.
Durante a entrega da obra, o prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, pontuou que ações como a desenvolvida na aldeia indígena Tawanã mostram a força e a presença do Governo da transformação em todas as partes do município. “Quando eu estive aqui, nós não fomos recebimos muito bem, por conta que muita gente já veio mentir para vocês. O Senhor que ficou desconfiado de nossa gestão, quando eu prometi a escola, ele duvidou, quase me colocou pra correr. Mas, hoje a gente esta aqui, para confraternizar e se alegrar. Mais uma escola inaugurada em nosso município! Superamos todas as adversidades, em especial geográficas, para concretizarmos o sonho de mais de duas décadas dos indígenas da aldeia Tauanã e adjacências. Eles estavam tão desacreditados com falsas promessas de políticos, que muitos deles se recusaram a acreditar quando afixamos a placa da obra e dissemos que faríamos a obra. Ao concluir a escola e entregá-la à comunidade todos foram tomados por uma forte emoção, pois lembraram de todas as dificuldades que passaram para educar toda uma geração. Eu também fiquei bastante emocionado pelo amor, carinho e atenção de todos os indígenas ali presentes, meu muito obrigado. Agradecer a todos da secretaria de educação e as nossas equipes de governo por mais uma escola de excelência, moderna, alimentada por energia solar, bomba solar e placa solar para o microssistema de água, dentre outras melhorias”, disse o prefeito.
Atualmente o prédio possui três salas de aula, três banheiros, sendo um para alunos com deficiência, uma cozinha, um depósito, dois banheiros para servidores e uma área coberta. A unidade escolar atende 53 alunos, em dois turnos; pela manhã Educação infantil, turma de 1ª ao 3° ano e uma turma do 4° ao 5° ano. À tarde funciona com uma turma de 6° ao 8°. Há na escola cinco professores e duas agentes de alimentação.
O governo da transformação também investiu 30 mil reais em placa solar e bomba solar. Os moradores poderão usufruir de energia sustentável. Ivana Souza, Secretária Municipal de Educação destacou a oportunidade de poder entregar a obra da escola. “Esse governo é o nosso orgulho, tendo o Prefeito delegado Fonseca à frente, o homem que veio realmente transformar Oriximiná. Queremos dizer a toda esta comunidade indígena, zelem por esta instituição. Esta obra, ora inaugurada, ela é anexa da 1ª URGE Indígena Wai Wai. Isso é uma satisfação imensa, inédito em nosso município, feito pelo governo da transformação. Cuidem, valorizem toda a cultura local, respeitando uns aos outros. Façam valer a paz entre as comunidades, o respeito e a união. Muito obrigada, Aldeia Tawanã. Gratidão, estou emocionada, veio lágrimas de muita alegria e felicidade. Obrigado, Prefeito Delegado Fonseca!”, concluiu.
As Salas Anexas da Aldeia Tawanã, tem o significado em português de UXI COROA – uxi Endopleura uchi (Huber) Cuatrec), conhecida também como uxipuçu, é uma árvore alta, nativa da Amazônia, sobretudo do estado do Pará, aqui em Oriximiná fruta muito apreciada.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega da nova Escola Indígenas a diretora Administrativa da SEMED, Iolene Martins, Luciene Silva, diretora de educação Básica da Área Rural, Siqueira Fonseca, secretário de integração municipal, secretário de esporte Rosinaldo Balieiro, secretário de segurança pública e defesa social, C. Silva, vereadores Sabá do Ônibus, Marta Godinho e Quinho Azevedo.
Durante o ato de entrega do prédio, a secretaria de Assistência Social ofertou serviços aos comunitários, bem como, a pasta do Esporte realizando atividades físicas para os indígenas.
Texto: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM SEMED
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.