FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Oriximiná entregam kits humanitários

O Governo do Estado entregou, na tarde desta quinta-feira (22), no ginásio da Escola Estadual de Ensino Tecnológico e Profissionalizante do Estado do Pará (EETEPA), uma série de benefícios a famílias vítimas de desastres naturais do município de Oriximiná. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan e o Prefeito Delegado Fonseca, garantiram que os moradores recebessem 450 kits de ajuda humanitária que contém, itens dormitório, higiene e galões de água, respectivamente.


“É com muita satisfação que vim cumprir meu papel de vice e trazer os cumprimentos do governador Helder Barbalho, porque nossa missão é cuidar, é estar junto da população para saber o que cada um precisa e o que o governo pode fazer para ajudar nesse momento”, discursou.

Durante a chegada, a Hana foi recepcionada pela Quadrilha Junina Explode Coração, que apresentou sua coreografia baseada no tema: “Um ato de fé, amor e devoção a nossa senhora de Nazaré, em plena noite de São João”. A vice-governadora ainda recebeu uma cesta especial dada pelo prefeito Delegado Fonseca e a primeira dama Renata Fonseca, contendo a imagem de Santo Antônio e uma camisa personalizada com os dizeres Eu amo Oriximiná.

O prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, destacou a importância das ações em parceria com o Estado e agradeceu o apoio, reconhecendo o empenho do governo em assistir a população do município. “Nosso compromisso é sempre com o cidadão, em especial com aqueles mais necessitados, que dependem das políticas públicas, então é muito bom ver o governo vindo em comitiva para participar desse trabalho de ajudar a superar esse drama na vida de tanta gente”, declarou.

Também foram entregues aproximadamente 200 cheques para o pagamentos de valores referentes ao programa “Recomeçar”, que concede benefício financeiro a famílias em vulnerabilidade social decorrente de calamidade pública e situação de emergência.

A situação de emergência no município, se deu por conta das fortes chuvas que vem atingindo a região e interditando várias áreas residenciais. As famílias foram impactadas pelos alagamentos e enxurradas, de acordo com levantamento da Defesa Civil Municipal. Desde o dia 20 de junho, a Defesa Civil Estadual realiza o cadastramento para verificar as famílias aptas ao Recomeçar.

De acordo com costureira Celestiana Rodrigues ainda mora em área de risco e conta que as chuvas prejudicaram inclusive o trabalho dela, e que portanto a ajuda humanitária chega em ótima hora. “Ficou muito complicado não poder trabalhar, porque aí não tem como comprar as coisas. Com o dinheiro do Recomeçar eu vou ajeitar a casa para poder voltar a trabalhar“, relata.

Conforme a artesã Jucirene Vieira precisou deixar o local onde morava, por se tratar de uma área atingida por erosão, e hoje mora em casa custeada pelo Aluguel Social da prefeitura. “Eu trabalho por demanda, então tenho passado dificuldades porque estou sem encomendas. Tudo isso que estou recebendo vai principalmente para os meus três filhos, que estão precisando de muita coisa”, relatou.

Sem emprego e morando também em área de risco com os dois filhos, Rosinei da Silva Adão, comemorou o apoio do governo. “Eu agradeço demais, porque a gente está precisando de tudo. Veio em boa hora, com certeza”, concluiu.

Participaram do ato secretários municipais e assessores de governo, vereadores, deputado estadual Josué Paiva, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Jayme Benjó; diretora-geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Renata Coelho; e do presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Luís André Guedes.


Programa Recomeçar – concede benefício eventual a famílias em vulnerabilidade social decorrente de calamidade pública e situação de emergência – a vítimas de ocorrências registradas nos primeiros quatro meses de 2023 no Estado.

O recurso, no valor de um salário mínimo R$ 1.302,00, pago em parcela única pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), é destinado a famílias com renda de até três salários mínimos, vítimas de danos causados por fortes chuvas, deslizamentos, inundações, enxurradas, alagamentos, estiagem, e incêndios urbanos e em vegetação. O valor é destinado à recomposição dos danos estruturais em moradia e/ou em bens de uso doméstico.

Os municípios podem realizar o levantamento e pré-cadastro das famílias que se adequarem aos critérios do decreto, apresentando via ofício a relação das famílias atingidas e dos possíveis beneficiários do Programa, por meio de suas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil ou das secretarias Municipais de Assistência Social, para análise da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.


Com informações da SECOM (Carol Menezes)
Adaptação: Patrício Coimbra

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.