18 de março de 2023
“A palavra que define todos os sentimentos neste dia é gratidão e o desejo de que a comunidade, alunos e servidores, tornem posse deste espaço que visa proporcionar um futuro promissor na vida de cada estudante”, contou Francelina Pereira Duarte contou, diretora da Escola de Ensino Infantil Professora Amélia Ferrari, entregue totalmente reconstruída pelo governo municipal, neste sábado (18), aos moradores de Oriximiná.
“Em nome do prefeito municipal de Oriximiná, Willian Siqueira da Fonseca – Delegado Fonseca, gostaria de agradecer pelo investimento na instituição e toda a equipe da empresa AMVIL, que se empenharam nesta reforma e ampliação desta escola. Tudo o que foi projetado aqui é para o aprimoramento do saber e para a formação de cidadãos que transformam nossa sociedade”, complementou a diretora, destacando o investimento do município em serviços de reconstrução de escolas.
As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Hoje, atenderá 265 alunos de 3 a 5 anos, da creche à pré-escola. O chefe do Poder Executivo reforçou a continuidade do compromisso com a qualidade da educação em Oriximiná. “Estamos entregando um prédio totalmente novo e moderno. Porque o nosso governo prioriza a educação como um dos pilares de desenvolvimento deste município. Hoje é um dia de festa e de gratidão a toda equipe de governo que trabalhou e que muito trabalha para transformar a educação do nosso povo. A Escola é um espaço que garante uma educação inclusiva para as famílias e nós valorizamos isso”, afirmou Fonseca.
O espaço foi todo reformado, ampliado, adequado, modernizado e ganhou um novo bloco administrativo, oito salas de aulas, brinquedoteca, auditório, almoxarifado, sala para os alunos do AEE, além de uma área de convivência ampla, refeitório, copa, cozinha, banheiros novos e com acessibilidade, e uma nova quadra poliesportiva coberta.
Toda a obra gerou mais de 250 empregos diretos e indiretos. Os serviços foram executados no período de sete meses. Foram mais de R$ 960.266,26, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Municipal, utilizados para garantir maior comodidade e qualidade de ensino para os estudantes, professores e toda a equipe técnica.
A unidade, que oferece a modalidade de ensino infantil, também passa a abrigar o Atendimento Educacional Especializado para 41 alunos. Segundo Sônia Almeida, mãe da pequena Beatriz, ter uma escola nova é uma experiência rica. “É a concretização de um sonho. Nossos filhos estarão em um lugar perfeito para se aprender, onde cada um deles terão ensino de qualidade e o conhecimento, por meio da educação garantidos”, celebrou.
O secretário Municipal de Educação, Jonaso Dias, falou da importância da Escola Amélia Ferrari e dos investimentos feitos pela gestão no contexto educacional de Oriximiná. “A educação no último ano só ganhou. A vontade política e o desejo de transformar o município, principalmente no quis diz respeito à área educacional, presentearam com ações significativas, por meio de um gestor jovem e comprometido com o bem comum. Agradecemos à Deus, aos educadores, pais, alunos e em especial ao prefeito Delegado Fonseca por acreditar que a educação é o caminho a ser percorrido por todos os homens de bem”, ressalta.
Homenagem – Durante a cerimônia, sob aplausos do público, o governo municipal também inaugurou o Memorial Amélia Ferrari, feito pelas mãos do artista Ernandes Pedroso.
A escola “Professora Amélia Ferrari” tem esse nome em homenagem a senhora Amélia de Jesus Figueiredo Ferrari que muito contribuiu na construção social e formação cultural no município de Oriximiná. Foi secretária da Câmara Municipal de Oriximiná e professora da rede Estadual de Ensino por mais de 13 anos, com passagens pelas Escolas Santa Maria Goretti e Senador Lameira Bittencourt. Amélia Ferrari faleceu precocemente no auge de sua carreira, em 22 de janeiro de 1979.
A unidade de ensino é tradicional na cidade, tem 41 anos, e fica localizada na Rua Pedro Carlos de Oliveira, no centro de Oriximiná.
História – O educandário foi inaugurado em 28 de março 1982, pelo então prefeito Raimundo Figueiredo.
Texto: Patrício Coimbra
Foto: Divulgação/ ASCOM SEMED
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.