1 de julho de 2022
Franco de Almeida Pereira, nasceu no dia 14 de julho de 1904. Filho de Domingos Costa Pereira e Tereza Xavier Pereira. Descendente de escravos, fugidos dos senhores de Óbidos, Santarém e Alenquer e se refugiaram às margens do Lago Iripixi, comarca de Oriximiná.
Já estabelecido em ORIXIMINÁ, seus primeiros roçados foram feitos nas terras onde, hoje, está situada a Secretaria de Educação.
Conforme a urbanização da cidade ia se estendendo, “seu Franco” adentrava outras terras, desbravando as matas fazendo seus roçados. Deixou de legado aos filhos uma terra, próximo ao aeroporto, que hoje é fonte de lembranças de sua vida de agricultor, denominada fé em Deus.
Sua vida foi marcada por um incêndio em sua casa de farinha, o que levou Seu Franco a trabalhar na coleta de Castanha. Nessa labuta, sofreu grave acidente quando um ouriço de castanha caiu em sua cabeça e no ombro. Conseguiu sair da mata remando e uma semana depois chegou à cidade, onde recebeu tratamento hospitalar.
Franco não tinha estudos, mas com frutos do seu trabalho conseguiu formar um filho engenheiro agrônomo; uma filha professora, bacharel em história, outros que trabalharam na construção civil e outros que seguiram ofício na agricultura.
Por toda sua história de luta e perseverança, sempre ajudando os novos agricultores que vinham se estabelecer em Oriximiná, passando informações sobre o plantio e cedendo espaços às novas famílias, Franco de Almeida Pereira foi um exemplo para os agricultores oriximinaenses, e merece o resgate de sua história às futuras gerações, sendo homenageado com a escolha de seu nome para a feira do Produtor Rural de Oriximiná, que inauguramos neste dia 01 de julho.
Que os produtores rurais de Oriximiná sintam-se abraçados e lembrados nos feitos de Franco de Almeida Pereira, legítimo trabalhador das terras Uruá-Tapera.
Prefeitura Municipal de Oriximiná
Tempo de Transformação
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.