FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Mostra de Boas Práticas Pedagógicas Enfatiza Caminhos para a Equidade na Educação de Oriximiná

Escolas públicas e particulares se uniram para promover uma educação antirracista e valorizar as contribuições da cultura afro-brasileira.

O município de Oriximiná, em alinhamento com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização pela Alfabetização (RENALFA), promoveu nesta terça-feira 5, na orla da cidade, a I Mostra de Boas Práticas Pedagógicas. Sob o tema “Caminhos para a Equidade: Celebrando a Diversidade e Práticas Exitosas na Educação”, o evento marcou a abertura solene das atividades do Mês da Consciência Negra nas escolas municipais, destacando o papel da educação quilombola na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Alunos das Escolas Municipais Iracema Givoni e Nova Betel KM 12, que fazem parte do Programa Municipal Cívico Duque de Caxias – Foto: Divulgação SEMED.

A iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de escolas públicas e particulares, e tem como objetivo principal celebrar as ricas contribuições da Educação Escolar Quilombola para a sociedade, a cultura e a história do povo negro. Além disso, a mostra buscou promover uma educação antirracista, que respeite, valorize e integre os conhecimentos tradicionais e as práticas culturais das comunidades quilombolas dentro do sistema educacional.

Foto: Divulgação SEMED.

A mostra destaca uma série de projetos pedagógicos voltados para diferentes necessidades e contextos, reforçando o compromisso da educação municipal com a inclusão e a valorização da diversidade cultural. Entre os projetos apresentados, o “Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)” promove a alfabetização desde cedo, enquanto o “Programa Alfabetiza Pará” foca na construção de bases sólidas para a leitura e a escrita. Iniciativas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Programa Municipal de Educação Integral no Contraturno (PMEIC) garantem apoio e acompanhamento personalizado para estudantes com necessidades especiais, ampliando as possibilidades de aprendizado inclusivo.

Foto: Divulgação SEMED.

Além disso, programas como o “Escolas da Paz” e o “Programa Cívico Duque de Caxias” destacam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de cidadania. A educação escolar quilombola e indígena também tem um papel essencial, pois introduz e valoriza conhecimentos tradicionais e práticas culturais dentro do currículo escolar. Esses projetos, somados ao Programa de Educação Antirracista e à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), reforçam a importância de uma educação inclusiva e de valorização das diversas culturas presentes no município.

Foto: Divulgação SEMED.

Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Divulgação SEMED.

Accessibility
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.