FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Oficina ensina a elaborar projetos culturais

Encerrou nesta quarta-feira 16, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, realizada pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Oriximiná. A iniciativa é uma parceria conjunta da Secretaria Estadual de Cultura e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP, com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SEMCULT.


“É importante cada vez mais capacitá-los, dar notoriedade à esses profissionais e proporcionar a eles possibilidade de alcançar patamares para captação de recursos em inúmeras leis. Oriximiná é um celeiro de artistas, produtores culturais, pessoas que valorizam e dão prioridade a nossa identidade cultural. Oficinas como esta, servem para reproduzir por meio de projetos, apresentações, documentários potencializar nossos produções artísticas e culturais”, pontua Wellignton Pessoa, Secretario Municipal de Cultura e Turismo.

Ao todo, 52 pessoas estiveram presentes no evento. A formação que teve a carga horária de 15h, foi ofertada gratuitamente. Os participantes receberam orientações sobre a elaboração de projetos culturais e captação de recursos na Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Lei Semear e Lei Rouanet. “O fazedor e a fazedora de cultura tem que estar preparado. Ou seja, compreender que esse projeto cultural é uma oportunidade, mas que ele tem um regramento e este precisa ser cumprido. Então, nós demos essas noções para cada um, que eles sejam assertivos dentro do processo de captação de recursos e não só pensem nessa parte dessa captação via governo, mas reflitam que com o mesmo projeto cultural pode buscar a iniciativa privada ou fazê-lo por meio de renúncia fiscal e editais maiores com valores mais robustos, como a Lei Semear e Lei Rouanet“, destaca o jornalista e produtor cultural, Fabio Barbosa.

Durante o encontro foi debatido sobre as estratégias nos editais, a importância do protagonismo dos Fazedores e Fazedoras de Cultura nas políticas públicas culturais, do sistema nacional e municipal de cultura e os processos de implantação da Lei Paulo Gustavo. “Agora é colocar os projetos nos papéis e realizá-los. A partir desta oficina, vamos ter um norte para chegarmos a capitar recursos, principalmente no que diz respeito a cultura quilombola. Essa formação foi de grande valia, e isto vai ser muito para cada um de nós que trabalhamos nas nossas comunidades em reproduzir o que temos de bom”, disse Dilena Viana, participante.

O governo federal liberou para Oriximiná cerca de R$ 626 mil reais, os quais serão destinados para projetos audiovisuais e demais áreas como música, dança, teatro entre outros, para artistas e produtores culturais de todo o município.


“Essa oficina veio somar com os conhecimento que nós já tínhamos sobre a nossa cultura popular. A partir daqui, vamos dar mais ênfase a salvaguarda de nossos costumes, por meio dos projetos, os quis vieram a nos fortalecer, melhorar os projetos para que a gente esteja apto a concorrer, e a captar recursos dentro do muncípio, estado para a execução dos nossos projetos”, conclui Marneide Gato, produtora cultural.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.