6 de novembro de 2024
Iniciativa visa integrar Computação ao currículo municipal, formando estudantes para a era digital.
A Prefeitura Municipal de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início a uma importante etapa de inclusão digital nas escolas municipais. Em evento realizado nesta quarta-feira 06, no auditório da SEMED, foi aberta oficialmente a construção do Documento Complementar ao Documento Curricular Municipal, que insere a Computação como componente essencial na educação básica.
Esta ação inovadora busca integrar a Computação ao currículo escolar desde o ensino fundamental, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022, que orienta o ensino de Computação em todos os níveis da educação básica.
O movimento de Oriximiná acompanha uma tendência nacional de preparar estudantes para os desafios da era digital, incentivando o pensamento computacional e a cultura digital desde cedo. A criação do Documento Complementar de Computação é fruto do compromisso com a Resolução nº 1 de outubro de 2022, que estabelece diretrizes para a inclusão da Computação como disciplina fundamental.
Para a execução desta iniciativa, foi formada uma comissão responsável para elaborar o documento que norteará as diretrizes pedagógicas para o ensino de Computação no município. Esse grupo terá a missão de construir um documento que incorpore as competências da BNCC e desenvolva recursos didáticos específicos para atender às demandas e realidades locais.
O prazo para a conclusão do Documento Complementar de Computação é abril de 2025, e sua aprovação pelo Conselho Municipal de Educação de Oriximiná está prevista para maio do mesmo ano.
Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Divulgação SEMED
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.