Oriximiná lidera investimentos na área da Saúde no estado do Pará
Vista aérea do Município de Oriximiná - Foto: Eduardo Monteiro.

Município também apresenta destaque em custo mensal per capita – Foto: Eduardo Monteiro.

O município de Oriximiná, no Pará, se destaca entre as cidades com desempenho sobre a Receita Corrente Líquida (RCL), com maior investimento na Saúde Pública no estado. De acordo com dados Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), atualizado em 20 de maio, Oriximiná ocupa a primeira posição no ranking, com um índice de 6,75%, superando outros municípios importantes como Parauapebas (5,6%) e São João de Pirabas (5,16%).

“Eu tenho compromisso com a saúde do nosso povo. Essa é mais um prova social de que o amor que tenho por nossa cidade não é mera retórica. Somos o município do Estado do Pará que mais agrega recurso próprio para custeio da saúde, em média per capta. Investimos em média o dobro que os demais municípios do Pará investem e estamos inclusive acima da média nacional”, disse o Prefeito Delegado Fonseca.

Investimento em primeiro lugar – O levantamento do índice de investimento sobre a RCL mostrou que Oriximiná ocupa a primeira posição entre 98 municípios avaliados no estado do Pará. Esse resultado reflete um compromisso da administração do Prefeito Delegado Fonseca, que é contínua com o desenvolvimento econômico e social por meio de investimentos importantes em setores essenciais.

“Mantemos médicos na maternidade, no Hospital Municipal, em Nossas UBS, temos convênio com os cirurgiões do Barros Barreto, cooperativa dos anestesiologistas, etc. Em breve vamos inaugurar a UBS do São José, o Centro de Imagens com tomógrafo e mamógrafo, a Sala Azul para suporte aos nossos autistas e centro de especialidades médicas. Já realizamos mais de 600 cirurgias de mioma, 1200 cirurgias oftalmológicas, milhares e milhares de cirurgias gerais, etc. Eu sei que precisamos avançar em todos os setores, mas aí está a prova cabal de que estamos fazendo a nossa parte quando o assunto é a saúde do meu povo amado”, reitera o Chefe do Poder Executivo Municipal.

Desempenho financeiro detalhado – Os dados fornecidos pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) complementam essa visão destacando o custo mensal per capita. O custo mensal por habitante em Oriximiná é de R$ 56,75, bastante superior à média da Associação de Municípios, que é de R$ 36,06, e à média dos municípios do estado, inserida em R$ 27,29. A média nacional é de R$ 54,08.

Fonte: Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI)

Investimento total e população beneficiada – O total mensal investido por Oriximiná é de R$ 3.875.476,35, beneficiando uma população de 68.294 habitantes, conforme informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este investimento robusto evidencia o esforço da administração municipal em garantir melhores condições de vida para os seus cidadãos.

Fonte: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS)

Comparativos

• Custo mensal por habitante em Oriximiná : R$ 56,75
  • Média da Associação de Municípios : R$ 36,06
  • Média dos municípios do estado : R$ 27,29
  • Média dos municípios do país : R$ 54,08

O desempenho de Oriximiná no índice de investimento sobre a Receita Corrente Líquida reflete a eficácia das políticas públicas renovadas pelo município. Ao liderar o ranking estadual, o Governo de Oriximiná demonstra seu compromisso com o desenvolvimento na saúde pública municipal e com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à sua população, servindo de exemplo para outros municípios do Pará e do Brasil.

Texto de Patrício Coimbra