30 de janeiro de 2024
A iniciativa conjunta entre o Governo do Estado do Pará, a UFOPA e a Prefeitura de Oriximiná, já garantiu curso superior de geografia.
Uma parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Prefeitura de Oriximiná proporcionou a oferta do curso de Bacharelado em Administração para o município. A aula magna do curso aconteceu na noite desta segunda-feira 29, no campus Prof. Domingos Diniz, com a presença do Prefeito Delegado Fonseca e da Reitora da Ufopa, Aldenize Xavier e a Diretora Dávia Talgatti.
A iniciativa conjunta visa atender à crescente demanda de profissionais envolvidos na administração, contribuindo para o desenvolvimento de Oriximiná e seus arredores. O programa representa a universalização do Ensino Superior no Pará e se torna o maior e mais completo do país com curso superior presencial em todos os municípios.
O curso de Bacharel em Administração da Ufopa em Oriximiná terá duração de 4 anos e é ofertado no turno noturno, beneficiando diretamente 40 alunos. A formação habilita o profissional para atuar em diversas áreas da administração, como gestão de empresas, gestão pública, gestão de organizações não-governamentais e gestão de instituições sociais. O estudante formado em Administração tem a capacidade de planejar, organizar, dirigir e controlar atividades empresariais ou administrativas, bem como de tomar decisões estratégicas.
Criado como estratégia para garantir o acesso à educação superior no Estado, os cursos do programa são demandados pelo município à Secretaria responsável e executados pelas instituições parceiras. A ideia é qualificar profissionais para atender as necessidades locais, contribuindo para o desenvolvimento regional.
Lei nº 9.324 – O Forma Pará foi instituído, por meio da publicação da Lei 9.324/21, como programa de Estado e dessa forma, se garante a continuidade do programa nas próximas gestões, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de educação superior no estado. A publicação da lei ainda permite que o programa oferte agora, cursos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Por: Patrício Coimbra
Fotos: Ediego Batista/Comunicação UFOPA, Campus Oriximiná.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.