FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Prefeito Delegado Fonseca reinaugura escola reformada, ampliada e adequada e garante ensino em territórios quilombolas
Foto: Perfil/Divulgação Prefeito de Oriximiná/Delegado Fonseca/ Educação

A unidade Nossa Senhora da Piedade é a 30ª entregue ao longo de dois anos e seis meses de gestão.

Em cerimônia realizada na manhã deste sábado (25), o prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, reinaugurou a Escola Municipal Nossa Senhora da Piedade. O educandário, que atende 239 alunos da comunidade quilombola, foi totalmente reformada, ampliada e adequada.

Foto: ASCOM SEMED

A obra realizada foi executada com recursos próprios do município. A escola está reestruturada para oferecer ensino de qualidade. A obra incluiu a ampliação de sete salas de aula, revitalização de quatro banheiros e dois com acessibilidade, construção de duas rampas para pessoas com deficiência, refeitório, sala da direção, reforma da casa dos professores, equipamentos tecnológicos e eletrônicos para dar apoio às atividades desenvolvidas; estrutura da caixa d’agua e Um gerador novo

Foto: ASCOM SEMED

A unidade é a 30ª entregue ao longo de dois anos e seis meses de gestão. O prefeito Delegado Fonseca destacou a importância da educação para o desenvolvimento das comunidades quilombolas. “A educação é a chave para o desenvolvimento das comunidades quilombolas. Por isso, estamos investindo na reforma e ampliação das escolas quilombolas, para que nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou o prefeito.

Foto: ASCOM SEMED

De acordo com a secretária municipal de educação, Ivana Souza, o governo municipal realiza obras na área da educação, e faz deste um novo momento do ensino público oriximinaense. “Essa reforma é uma conquista para a comunidade quilombola e demais localidades que aqui deste espaço irão usufruir. Agora, as crianças e adolescentes terão uma escola com uma estrutura adequada para o aprendizado”, disse a secretária.

Foto: ASCOM SEMED

A comunidade quilombola de Santa Luzia agradeceu ao prefeito Willian Fonseca pela reforma da escola. “Essa reforma é um sonho realizado para a nossa comunidade. Agora, nossas crianças e adolescentes terão uma escola digna para estudar”, afirmou um representante da comunidade.

Foto: ASCOM SEMED

A Escola “NOSSA SENHORA DA PIEDADE” tem o seu nome em Homenagem a Padroeira da Comunidade “NOSSA SENHORA DA PIEDADE”, a homenagem tem o intuito de homenagear a SANTA em agradecimentos as bênçãos ofertadas a comunidade e a todos através da intercessão da mesma.

Foto: ASCOM SEMED

A Escola está localizada na Comunidade Remanescente de Quilombo Aracuan de Baixo as Margens Esquerda do Rio Trombetas / Área do Médio Trombetas. O Educandário atende a 239 alunos, que residem em sete comunidades: Lago do Tarummã, Bacabal Nossa senhora de Nazaré- Lago do Samauma II, Aracuan de Cima, Aracuan do Meio, Aracuan de Baixo, São Benedito – Lago Carimu. Geograficamente está inserida no Território Área Trombetas que é representado pela Associação das Comunidades Remanescente de Quilombos do Alto trombetas – ACORQAT.

Foto: ASCOM SEMED

Mais investimentos para a saúde – Durante a reinauguração da escola, o governo anunciou a reativação da UBS que atende a comunidade, com a assinatura do termo de compromisso para a efetivação do serviço. Assinaram o documento o secretário Municipal de Saúde, Lúcio Assunção, vereador Manoel Buchecha, Dulcinea Costa Ponte, atendente de enfermagem e o Agente de Saúde, Renilson Vieira.

Foto: ASCOM SEMED

A solicitação atende a uma solicitação dos comunitários, pois houve aumento significativo de demanda e procura pelos serviços de saúde. A iniciativa busca melhorar a qualidade, estrutura para os usuários, inclusive, adequação de um espaço novo, equipamentos e materiais existentes para o atendimento do serviço prestado.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM SEMED

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.