6 de março de 2023
O Prefeito de Oriximiná Delegado Fonseca, juntamente com o secretário de Educação Jonaso Dias, secretário de Desenvolvimento Urbano Evair Franco, Renan Guimarães da Secretaria de Planejamento e a Secretária de Finanças Elisangela Batista, estiveram na tarde desta segunda-feira 06, fazendo uma vistoria técnica na obra da Creche do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que esta paralisada há oito anos.
Uma força-tarefa foi organizada para realizar a limpeza completa do local, já que os espaços internos e externos estavam tomados pelo mato e lixo. A ação ainda consiste em isolar áreas que impeçam o acesso de pessoas ao interior da construção, bem como, cercar todo o prédio objetivando resguardar e proteger contra depredações do patrimônio público.
Em um dos cômodos, o prefeito Delegado Fonseca, acompanhado de seu secretariado, encontrou uma cova rasa cavada, além de objetos que fazem analogia à tráfico de entorpecente, entre outros. O chefe do Poder Executivo lamentou que obras como essa tenham sido abandonadas por tanto tempo. “Esta paralisada por desvio de verba pública, por corrupção. Infelizmente quem paga essa conta são os cidadãos de bem, todo mundo nesse bairro poderia estar desfrutando desse prédio público, e a creche significa conhecimento, vida, esperança. Infelizmente a gente entra aqui, se deparada com um monte de papelote de droga, com uma cova rasa, ou seja, já havia uma intenção de cometer um crime hediondo aqui dentro, já estava tudo pronto. E a gente graças à Deus fizemos essa intervenção, terminaremos a limpeza, vamos lacrar essas portas, iremos melhorar a iluminação e estamos planejando para construir verdadeiramente uma creche, porque o povo desse bairro, do município de Oriximiná precisa”, disse.
Para iniciar a retomada das obras, a Prefeitura irá utilizar recursos próprios, já que para viabilizar a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é necessário a regularização do que foi deixado para trás em gestões anteriores. “O governo esta verificando junto aos órgãos federais todo o processo de legalização, por conta que esta obra se encontra na Polícia Federal. Aqui era para estar crianças, profissionais e vimos para que fim esse prédio estava sendo utilizado. Portanto, vamos estar viabilizando todas as formas de tirarmos do papel esse prédio, para que possamos construir uma creche direcionada à educação integral”, ressalta Jonaso Dias, secretário de Educação.
A retomada dessa obra que foi abandonada vai possibilitar que centenas de crianças futuramente tenham acesso a creche apropriada e gratuita no seu bairro. Os trabalhos, segundo Fonseca, serão retomados considerando a evolução da arrecadação do município e a forma como o orçamento vai se comportar. “A gente tem urgência, queremos resolver isso o quanto antes. Estamos dispostos até a usar recursos próprios para podermos entregar essa obra à população”, conclui Fonseca.
Texto: Patrício Coimbra
Imagens: ASCOM / PMO / SEMED
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.