18 de abril de 2023
A Prefeitura Municipal de Oriximiná, por meio da Secretaria de Educação, apresentou na tarde desta segunda-feira 17, uma sugestão de plano para Prevenção a Ataques contra Escolas, baseado nos Princípios da Cultura da Paz, para ser executado nas Unidades escolares de Ensino da Rede Municipal de Educação.
O documento que foi disponibilizado para gestores, vice-gestores contém uma sugestão de um plano, o qual deverá contemplar ações voltadas ao combate à violência e serem executadas na unidades de ensino. Além disso, cada representante de escola recebeu as seguintes informações:
A entrada será exclusivamente dos estudantes. Pais e responsáveis só terão acesso á escola com o horário marcado e o motivo informado.
Todos os portões da escola deverão permanecer fechados após a entrada dos alunos.
Vigias não poderão se ausentar da entrada principal das escolas;
Diretoras, vices-diretores, coordenadores pedagógicos, secretário escolar, agentes/ auxiliares administrativos e serviços gerais ajudarão a monitorar os demais espaços escolares.
No horário do recreio não será permitido visitas;
Estudantes poderão levar seu celular a escola, porém ficarão retidos pelos professores até o final de cada aula;
Fica proibida a entrada de pessoas com bonés, bolsas e mochila (exceto alunos e servidores);
Capacitação para todos os profissionais da Educação com o tema: “Como proceder diante da prática do ato infracional no ambiente escolar” (Data a definir);
Realização de reunião comunitária com os pais dos alunos ou por escola com a participação do Conselho Tutelar, Policia Civil e Militar, Igrejas, Ministério Público e demais Órgãos.
Realização de Ronda Escolar pela Policia Militar; SUGESTÃO
Fortalecimento de projetos Pedagógicos de vínculos entre Escola, Família e Comunidade;
Intensificação das ações do projeto Escola sem Bullying, a qual será desenvolvido o Projeto Amigo Sim, Bullying Não;
Rodas de Conversa sobre temas como: Violência na Escola não pode, Bullying, Mídias Digitais, Comportamentos agressivos, entre outros que se fizerem pertinentes.
Oficinais diversificadas para professores, e demais funcionários das escolas;
Escuta Ativa com alunos principalmente de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental;
Cada profissional da educação teve acesso ao plano de ação, proposto pela SEMED, em conjunto com a equipe multiprofissional para ser colocado em prática a curto, médio e a longo prazo no ambiente escolar.
Orientações sobre alterações de procedimento imediatos para entrada, saída e permanência na escola. Quais as possibilidades de ameaças e atenção que colaboradores precisam perceber. Informar sobre novas medidas que estão sendo iniciadas.
Criação de um Comitê (coordenação) para discutir e identificar alunos com características e sinais que com isso devemos ter uma maior atenção e cuidado.
Marcar uma conversa presencial para acolher os pais e ter uma conversa sobre o momento que vivemos. Ressaltar sinais de alerta, ações e suas responsabilidades com filhos.
Criar um programa que seja responsável por ações e fornecer informações aos alunos sobre saúde mental, Bullying e cultura da paz na escola.
Conversar com os alunos sobre o que está ocorrendo no país. Ação pode ser realizada pastoral + psicologia
Como parte do programa abordar nas aulas de Ensino Religioso os temas do programa ao longo das etapas.
Capacitação sobre saúde mental com alunos, professores e demais profissionais da educação.
Continuar ao longo dos meses a atenção aos sinais de alerta com alunos por parte de professores, auxiliares e coordenação.
Texto: Patrício Coimbra
Fotos: Divulgação SEMED
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