8 de novembro de 2023
A Prefeitura de Oriximiná é parceira para o desenvolvimento da iniciativa.
Iniciou nesta quarta-feira 08, na Universidade Federal Oeste do Pará – Campus Oriximiná, o Projeto Ação Saberes Indígenas. A iniciativa que é apoiada pela Prefeitura de Oriximiná, tendo à frente do Poder Executivo, Prefeito Delegado Fonseca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, busca desenvolver formação continuada de professores indígenas no oeste do Pará.
A Ação instituída pela Portaria nº 1.061 de 30/10/2013 está regulamentada pela Portaria SECADI/MEC nº 98/13 e pela resolução CD/FNDE nº 54 e 57/2013 que orientam tanto a forma e o conteúdo da ação, como em relação ao número e perfil da equipe de coordenação e dos seus participantes.
O público estudantil indígena da UFOPA é diverso. Conforme o texto base da Resolução Nº 278 de 24 de janeiro de 2019, de aprovação do Programa Especial de ajuste de Percurso Acadêmico da Universidade Federal do Oeste do Pará, o corpo discente indígena da instituição é formado por indígenas oriundos de diversas regiões dos estados do Pará, Roraima e Amazonas.
Esta iniciativa visa oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas.
O Processo Seletivo Especial Indígena possibilitou que a formação do corpo discente da UFOPA seja composta por aproximadamente 20 povos indígenas. A ASIE/UFOPA será desenvolvida em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Santarém, Itaituba e Oriximiná.
Programação do Projeto Ação Saberes Indígenas
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.