18 de novembro de 2024
Suspeitos fogem e embarcação é apreendida; animais são devolvidos à natureza no rio Trombetas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou uma importante ação de fiscalização ambiental na região do Cachoeiry, culminando na apreensão de 87 quelônios das espécies Tartaruga e Tracajás, 15 e 72 respectivamente. A operação, que aconteceu durante o final de semana, revelou práticas ilegais de captura de animais silvestres. Dois suspeitos foram identificados, mas conseguiram fugir, deixando para trás a embarcação utilizada no transporte dos quelônios.
De acordo com informações preliminares, os suspeitos estariam vindo de outro município com o objetivo de comercializar os animais de forma ilícita. Durante a abordagem, os indivíduos, ao perceberem a presença da equipe de fiscalização, lançaram a rabeta no barranco e correram para a mata, abandonando os quelônios e a embarcação.
Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, os animais resgatados foram devolvidos à natureza em uma ação simbólica no rio Trombetas, reafirmando o compromisso da SEMMA com a preservação ambiental e o combate ao tráfico de fauna silvestre.
A operação reforça a importância de ações de fiscalização contínuas para coibir práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade local. A SEMMA destacou que continuará vigilante e pediu a colaboração da população na denúncia de crimes ambientais, visando a proteção dos ecossistemas e da fauna da região.
Texto de Patrício Coimbra
Foto: Divulgação SEMMA
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.