18 de junho de 2024
A PNEERQ busca estabelecer um sistema educativo mais justo e inclusivo, com foco em superar as barreiras impostas pelo racismo e pela desigualdade racial.
A Prefeitura de Oriximiná deu mais importante passo em direção à promoção da equidade e combate ao racismo no sistema educacional ao aderir à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Esta iniciativa, instituída pela Portaria nº 470 de 14 de maio de 2024, tem como objetivo a implementação de ações e programas que visam a superação das desigualdades étnico-raciais e o fortalecimento da educação quilombola no Brasil.
A PNEERQ busca estabelecer um sistema educativo mais justo e inclusivo, com foco em superar as barreiras impostas pelo racismo e pela desigualdade racial. Entre os principais objetivos estão:
A adesão à PNEERQ significa que Oriximiná estará envolvida em diversas ações e programas previstos pela política, tais como:
Com a implementação da PNEERQ, o Governo de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prevê melhorar cada vez mais a qualidade da educação oferecida às populações quilombolas, bem como, criar um ambiente escolar mais inclusivo e livre de racismo. A política busca garantir que até 2027, um investimento total de R$ 1,5 bilhão impacte positivamente todos os 5.570 municípios brasileiros, promovendo uma educação que respeita os territórios e saberes de todas as etnias.
A adesão de Oriximiná à PNEERQ é um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os estudantes, independentemente de sua raça ou origem, possam ter acesso a uma educação de qualidade e equitativa.
Para mais informações sobre a PNEERQ e suas diretrizes, acesse o site do Ministério da Educação em www.gov.br/mec/pt-br/pneerq.
Texto de Patrício Coimbra
Com informações do Ministério da Educação
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.